O que você precisa saber sobre as três doenças oculares mais comuns?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Existem algumas doenças oculares que acabam por prejudicar a saúde do nosso olho, ou até mesmo acabar afetando a visão. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações sobre essas doenças e a maneira correta de evitá-las.

Ametropias

Ametropia é englobação das doenças como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Estas, são doenças derivadas do erros refrativos, ou seja, que não permitem a luz entrar de maneira adequada pela retina, prejudicando a formação das imagens corretamente.

  • Miopia: Isso ocorre quando o olho é mais comprido que o normal, fazendo com que os raios de luz sejam focados antes de chegar a retina ou também pode acontecer por deformações da curvatura corneana ou do cristalino, fazendo com que não consiga enxergar objetos a longa distância.
  • Astigmatismo: É causado pela deformação da curvatura da córnea, fazendo com que os feixes de luz não cheguem ao mesmo ponto da retina, fazendo com que ocorra a distorção de imagem;
  • Hipermetropia: Isso ocorre quando o olho é mais curto que o normal, fazendo com que os raios de luz sejam focados atrás da retina ou também pode acontecer por deformações na curvatura corneana ou do cristalino. Essa alteração faz com que não seja possível enxergar com nitidez objetos mais próximos
  • Presbiopia: Também é conhecido como “vista cansada”, é causada pela perda da capacidade de contração do músculo ciliar, que está ligado ao cristalino. Essa alteração faz com que ocorra a dificuldade em focar em coisas próximas.

Como evitar:

Essas doenças não possuem maneiras de serem evitadas, pois muitas vezes isso vem de fatores hereditários, ou seja “passado de pai para filho”

Conjuntivite:

A conjuntivite é uma inflamação causada na conjuntiva, membrana transparente a qual a parte superficial do olho. Essa doença pode ter causas crônicas ou agudas e normalmente acaba afetando os dois olhos, já que é uma doença infecciosa.

Essa doença normalmente tem duração de 7 a 15 dias, possuindo como sintomas principais a vermelhidão nos olhos, coceira ou sensação de que há grãos de areia nos olhos, secreção purulenta (em casos de infecção bacteriana) ou esbranquiçada (em casos de infeção viral) e pálpebras inchadas.

Como evitar:

A conjuntivite, por ser uma doença infecciosa, possui a possibilidade de ser evitada com precauções básicas, como:

  • Lavar as mãos eo rosto, visto que são os canais de importantes de transmissão;
  • Trocar as toalhas de rosto a 1x por dia, e as de banho a cada 3 dias;
  • Não utilizar produtos de maquiagem de outra pessoas, como rímel e delineadores;
  • Caso possua algum infectado próximo a você, evitar ficar muito próximo, ou de tocar nos mesmo objetos sem a devida higienização.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que causa opacidade no cristalino, fazendo com que os raios de luz não consigam chegar até a retina comprometendo a visão e em casos mais graves pode levar à cegueira.

As principais causas da catarata, são o envelhecimento e normalmente só aparece em indivíduos a partir dos 50 anos, mas também pode ser causada de forma congênita, como acontece em alguns casos  na qual as mães tiveram sífilis, rubéola ou toxoplasmose nos primeiros três meses de gestação.

Como evitar:

A catarata não pode ser evitada, mas há alguns fatores que possam retardar sua aparição ou até mesmo diminuir as chances, como:

  • Manter a diabetes controlada;
  • Evitar exposição direta ao sol;
  • Consultas recorrentes ao oftalmologista;

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Agende Sua Consulta!