As principais doenças oculares

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Falar sobre as principais doenças oculares é uma das pautas mais importantes dentro da oftalmologia, tendo em vista que são as doenças oculares mais comuns que afetam a grande maioria da população. 

Além disso, é fundamental que mantenha uma rotina de cuidados com seu médico oftalmologista, tendo em vista que muitas podem se agravar na falta dos cuidados necessários, ou levar a perda total de visão.

E quais são as principais doenças oculares?

Erros de refração

Quando pensamos nos olhos saudáveis, a visão é formada quando os raios de luz atravessam a retina e formam uma imagem nítida transmitida ao cérebro. Além disso, nos mais jovens, o cristalino é mais elástico, isto é, os músculos ciliares auxiliam o cristalino a adequar o foco necessário para que projete a imagem obtida. 

Quando há um erro de refração, há uma dificuldade na projeção dessa imagem, resultando em uma visão mais borrada. Além disso, todos erros de refração são corrigidos com o uso de lentes apropriadas para cada caso.

E quais são os erros de refração mais comuns?

Miopia

Os raios de luz  quando projetados são focados na frente da retina, isto ocorre porque a córnea é mais curva ou o eixo do globo ocular é muito longo. Assim, a imagem projetada de longa distância será mais borrada. Entretanto, objetos próximos não alteram o foco de visibilidade. 

Hipermetropia

Este é o caso inverso da miopia, isto é, os raios de luz quando projetados são focados atrás da retina, isto ocorre porque a córnea é mais plana ou o comprimento axial do globo ocular é pequeno. Assim, a imagem projetada em curta distância é percebida de forma borrada.

Astigmatismo

Esta condição ocorre quando há uma curvatura na córnea ou no cristalino que faz os raios de luz incidir em diferentes pontos do olho.

Presbiopia

Ocorre com o avanço da idade, por isso é popularmente conhecida como “vista cansada”. Esta condição ocorre quando há a perda da capacidade do cristalino mudar a forma de focar em objetos de curta distância. Essa condição ocorre, comumente, a partir dos 40 anos.

Catarata

A catarata é uma pequena lesão ocular que vai tornando o cristalino opaco. Este cristalino fica localizado atrás da íris e é responsável por transformar em imagens os raios de luz que atravessam a retina, por isso, quanto mais negligenciado o avanço da doença for, mais agravada a visão ficará.

Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Em resumo, pode afetar um olho ou ambos, com uma duração de 7 dias a 15 dias. Geralmente, é causada por reações alérgicas e não são transmissíveis nesse caso. Apenas quando causadas por vírus ou bactérias são transmissíveis.

Retinopatia diabética

É a condição que afeta a saúde da retina do paciente detectado com diabetes de duas formas: não-proliferativo e proliferativo.

  • Não-proliferativo: é o tipo mais comum, os pequenos vasos sanguíneos (capilares) que ficam atrás do olho, incham e formam bolhas, essas bolsas acabam interceptando a passagem de sangue na região.
  • Proliferativo: Essa condição acaba obstruindo completamente os vasos sanguíneos e impede a passagem de oxigênio, resultando em uma hemorragia vítrea e até mesmo, o deslocamento de retina. 

Por fim, listamos as quatro principais doenças oculares e as suas principais características. É fundamental que tenha uma rotina de cuidados com seu oftalmologista pois todas as principais doenças oculares citadas são tratáveis.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Agende Sua Consulta!