Entender a pele em cada etapa da vida é fundamental

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Entender a pele ao longo de cada etapa da sua vida é fundamental para escolher os tratamentos corretos e as soluções inovadoras que surgem todos os dias no mercado da estética.

Além disso, é de extrema importância encontrar um profissional capacitado para realizar procedimentos estéticos, sejam eles cirúrgicos ou não, a fim de evitar erros que são constantemente noticiados na mídia.

Sua pele na fase mais jovem

Antes dos 25 anos, a pele da mulher está em perfeito estado na produção de colágeno e elastina, hormônios responsáveis por dar firmeza na pele. A partir dessa idade começa o envelhecimento da pele, um processo natural que pode ser evitado com a realização de procedimentos corretos.

Envelhecimento da pele

É natural que nosso corpo envelheça a partir de uma certa idade, nascemos e morremos e esse é o processo natural de todas as pessoas que vivem neste planeta. Porém, há envelhecimento, principalmente o envelhecimento da pele que incomoda mais as mulheres e são campeãs em buscar procedimentos para neutralizar a ação do tempo.

Entretanto, apesar de ser um processo natural, é importante observar se não há a influência de dois fatores: o cronológico e o externo.

Fatores cronológicos

O envelhecimento causado por fatores cronológicos são responsáveis pelo surgimento de linhas de expressão, ressecamento cutâneo e a diminuição da espessura da pele. São causados principalmente por: genética, alterações hormonais, estresse e o consumo de açúcar sem cautela.

Fatores externos

O envelhecimento causado pelos fatores externos são ainda mais agressivos para a pele, pois além de não serem controláveis, afetam de forma mais significativa. É o caso da exposição excessiva ao sol, tabaco, álcool, estresse, dieta desequilibrada e poluição.

Fases do envelhecimento da pele

Primeira fase (a partir dos 25 anos)

É a partir dos 25 anos que a pele entra no seu processo natural de envelhecimento, perdendo a luminosidade e dando início ao surgimento de manchas de tonalidades diferentes.

Além disso, dá-se início ao surgimento das primeiras linhas de expressão e rugas devido a produção mais lenta do colágeno.

Segunda fase (a partir dos 30 anos)

É a partir dos 30 anos que os cuidados devem ser redobrados, isto é, a barreira da pele já está mais enfraquecida, facilitando ainda mais a entrada de radicais livres. Além disso, o processo metabólico se altera e a pele começa a perder a elasticidade e potencial de hidratação.

Terceira fase (a partir dos 35 anos)

Esse é o momento que as fibras de preenchimento da pele ficam mais debilitadas, de forma que o colágeno e as fibras elásticas se degradem com maior facilidade, é nesse momento que surgem mais linhas aparentes e rugas profundas. Outro ponto a ser ressaltado é quanto a perda da densidade óssea, pois a pele não se regenera de forma satisfatória e causa a perda de volume.

E como a oftalmologia atua nesse momento?

Uma das funções que o seu oftalmologista poderá interferir ao longo do envelhecimento da pele, é quando for possível notar modificações que podem alterar as funções palpebrais, por exemplo. 

Com a perda da elasticidade, uma das alterações possíveis de ocorrer é a ptose palpebral, de modo que a pele do olho vai caindo com o tempo e prejudica a visão do paciente. Outra disfunção que o envelhecimento da pele pode causar é referente ao excesso de depósito de gordura nos olhos. Ambas situações precisam ser avaliadas e podem ser tratadas com blefaroplastia.

Além disso, há determinados cuidados que somente um bom profissional poderá tomar quanto a aplicação de toxina botulínica ao redor dos olhos, por ser uma região muito sensível e que corre o risco de comprometer a visão.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Agende Sua Consulta!