Entender a pele em cada etapa da vida é fundamental

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Entender a pele ao longo de cada etapa da sua vida é fundamental para escolher os tratamentos corretos e as soluções inovadoras que surgem todos os dias no mercado da estética.

Além disso, é de extrema importância encontrar um profissional capacitado para realizar procedimentos estéticos, sejam eles cirúrgicos ou não, a fim de evitar erros que são constantemente noticiados na mídia.

Sua pele na fase mais jovem

Antes dos 25 anos, a pele da mulher está em perfeito estado na produção de colágeno e elastina, hormônios responsáveis por dar firmeza na pele. A partir dessa idade começa o envelhecimento da pele, um processo natural que pode ser evitado com a realização de procedimentos corretos.

Envelhecimento da pele

É natural que nosso corpo envelheça a partir de uma certa idade, nascemos e morremos e esse é o processo natural de todas as pessoas que vivem neste planeta. Porém, há envelhecimento, principalmente o envelhecimento da pele que incomoda mais as mulheres e são campeãs em buscar procedimentos para neutralizar a ação do tempo.

Entretanto, apesar de ser um processo natural, é importante observar se não há a influência de dois fatores: o cronológico e o externo.

Fatores cronológicos

O envelhecimento causado por fatores cronológicos são responsáveis pelo surgimento de linhas de expressão, ressecamento cutâneo e a diminuição da espessura da pele. São causados principalmente por: genética, alterações hormonais, estresse e o consumo de açúcar sem cautela.

Fatores externos

O envelhecimento causado pelos fatores externos são ainda mais agressivos para a pele, pois além de não serem controláveis, afetam de forma mais significativa. É o caso da exposição excessiva ao sol, tabaco, álcool, estresse, dieta desequilibrada e poluição.

Fases do envelhecimento da pele

Primeira fase (a partir dos 25 anos)

É a partir dos 25 anos que a pele entra no seu processo natural de envelhecimento, perdendo a luminosidade e dando início ao surgimento de manchas de tonalidades diferentes.

Além disso, dá-se início ao surgimento das primeiras linhas de expressão e rugas devido a produção mais lenta do colágeno.

Segunda fase (a partir dos 30 anos)

É a partir dos 30 anos que os cuidados devem ser redobrados, isto é, a barreira da pele já está mais enfraquecida, facilitando ainda mais a entrada de radicais livres. Além disso, o processo metabólico se altera e a pele começa a perder a elasticidade e potencial de hidratação.

Terceira fase (a partir dos 35 anos)

Esse é o momento que as fibras de preenchimento da pele ficam mais debilitadas, de forma que o colágeno e as fibras elásticas se degradem com maior facilidade, é nesse momento que surgem mais linhas aparentes e rugas profundas. Outro ponto a ser ressaltado é quanto a perda da densidade óssea, pois a pele não se regenera de forma satisfatória e causa a perda de volume.

E como a oftalmologia atua nesse momento?

Uma das funções que o seu oftalmologista poderá interferir ao longo do envelhecimento da pele, é quando for possível notar modificações que podem alterar as funções palpebrais, por exemplo. 

Com a perda da elasticidade, uma das alterações possíveis de ocorrer é a ptose palpebral, de modo que a pele do olho vai caindo com o tempo e prejudica a visão do paciente. Outra disfunção que o envelhecimento da pele pode causar é referente ao excesso de depósito de gordura nos olhos. Ambas situações precisam ser avaliadas e podem ser tratadas com blefaroplastia.

Além disso, há determinados cuidados que somente um bom profissional poderá tomar quanto a aplicação de toxina botulínica ao redor dos olhos, por ser uma região muito sensível e que corre o risco de comprometer a visão.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!