Blefaroplastia a laser – o que é e quais os seus benefícios?

A blefaroplastia a laser é uma técnica relativamente nova para corrigir as pálpebras caídas. Como o nome indica, esta cirurgia envolve o uso de um laser para remover os excessos de pele das pálpebras.

O procedimento feito a laser é considerado menos invasivo do que a blefaroplastia tradicional e, portanto, apresenta algumas vantagens. No entanto, antes de optar por este procedimento, assim como qualquer outro, é importante compreender os riscos e benefícios envolvidos e para isso, hoje, discutiremos os seguintes aspectos da blefaroplastia a laser: funcionamento; quais são os benefícios; e quais são os riscos associados à cirurgia.

O que é blefaroplastia a laser?

A blefaroplastia a laser é uma cirurgia plástica que tem o intuito de corrigir as dobras da pele que “sobram” nas pálpebras. Essa técnica envolve o uso de um laser para remover o excesso, sendo considerada uma alternativa mais segura e eficaz para a blefaroplastia tradicional, que envolve o uso de bisturi.

Os benefícios da blefaroplastia a laser incluem menos inchaço, menor risco de infecção, recuperação mais curta e cicatrizes mais discretas. Porém, é importante ter um acompanhamento médico para que ele lhe diga se esse é realmente o melhor procedimento para você, pois ele não é adequado para todos os pacientes.

Assim, caso você estiver considerando a blefaroplastia a laser, consulte um cirurgião plástico de sua confiança, para entender sobre quais são os prós e contras da cirurgia a laser e, se realmente esse é o melhor tratamento para você.

Como é feita uma blefaroplastia a laser?

A blefaroplastia a laser pode ser realizada em ambas as pálpebras (blefaroplastia bilateral) ou apenas em uma (blefaroplastia unilateral). O procedimento envolve o uso de um feixe de laser para remover o excesso de pele e gordura das pálpebras, para assim, dar o olhar rejuvenescido que os pacientes buscam.

Após a cirurgia, é normal sentir algum desconforto nas pálpebras. Podendo notar sintomas como:

• inchaço,
  • vermelhidão
  • sensibilidade à luz nos primeiros dias após a cirurgia.

No entanto, estes sintomas costumam desaparecer dentro de alguns dias, conseguindo voltar às suas atividades cotidianas pouco tempo depois da realização do procedimento.

Antes da cirurgia, o médico irá avaliar sua condição e discutir se este é o procedimento ideal para você. Além disso, é importante que você compreenda os riscos e possíveis complicações associados à blefaroplastia a laser.

Por que optar por blefaroplastia a laser?

A cirurgia que utiliza um laser de CO2, conhecido e muito utilizado pela medicina estética de modo geral, é uma técnica de blefaroplastia que torna o procedimento mais seguro e eficaz para corrigir o excesso de pele nas pálpebras e também remover bolsas sob os olhos. Além disso, a blefaroplastia a laser também pode ser usada para tratar outras condições da área dos olhos, como a síndrome do olho seco e a ptose palpebral (queda da pálpebra).

A blefaroplastia a laser é um procedimento ambulatorial, ou seja, você não precisa ficar internado na clínica, e geralmente logo após o procedimento , você poderá ir para casa. Outro ponto positivo sobre a blefaroplastia, é que você terá alguns pontos na área da cirurgia, que serão removidos em cerca de 5-7 dias após a realização do procedimento, deixando uma cicatriz bastante discreta.

Para que o período de cicatrização seja perfeito, é importante evitar atividades físicas intensas durante esse período, e também fazer o uso de colírios e/ou pomadas nos olhos, durante o tempo prescrito. A recuperação total geralmente leva cerca de 2 semanas, mas você já notará uma melhora significativa logo nos primeiros dias após a cirurgia.’

Quais são os riscos de uma blefaroplastia a laser?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a blefaroplastia a laser também possui riscos, no qual você necessita estar ciente sobre eles. Embora seja considerada uma cirurgia segura, ela ainda pode apresentar alguns riscos. Esses riscos incluem:

• infecção,
  • inchaço,
  • hematomas,
  • sensibilidade excessiva à luz,
  • problemas na visão,
  • alterações leves na forma das pálpebras,
  • cicatrizes visíveis.

Por isso, é extremamente importante ter um acompanhamento médico antes de realizar qualquer tipo de procedimento, para assim, estar ciente se esse realmente é o melhor procedimento para você.

FAQ: Dúvidas frequentes

Após falar um pouco sobre a blefaroplastia a laser, iremos responder algumas das principais dúvidas entre os pacientes sobre o procedimento.

Qual a diferença entre a blefaroplastia a laser e a blefaroplastia tracional?

Ambas as cirurgias possuem o mesmo intuito: remover os excessos de pele e bolsas de gordura sobre as pálpebras. Porém, a principal diferença entre os dois procedimentos, é a maneira de execução, pois a blefaroplastia a laser utiliza um laser de CO2, enquanto a tradicional, utiliza um bisturi para remover os excessos.

Qual dos procedimentos é melhor?

Tanto a blefaroplastia tradicional, quanto a blefaroplastia a laser, possuem eficácia em seus resultados, e para saber qual a melhor para você, é necessário procurar por um oftalmologista e/ou cirurgião plástico, para assim, entender qual é a melhor escolha para o seu caso.