Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Saiba mais sobre a cirurgia de catarata

A catarata e os casos de perda de visão

A catarata é responsável pelas maiores taxas de perda de visão no mundo. Ela corresponde por 42% de todos os casos e, em média, 8 em 10 casos poderiam ser impedidos com o diagnóstico precoce (no Brasil, é a principal causa de cegueira reversível). A catarata é a opacificação (perda de transparência) do cristalino do olho, lente responsável pelo foco da visão. Quando isso acontece, os sintomas que podem apontar a presença da alteração são a perda da quantidade de visão, perda dos contrastes das cores e aumento da sensação de “nebulosidade” ao focar alguma imagem.

O cristalino do olho e a procura pela lente certa

O cristalino do olho, quando opaco, necessita ser removido através de uma cirurgia rápida e ambulatorial (sem necessidade de internação). O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos e é feito sob anestesia local ou tópica (colírio anestésico pingado diretamente no olho acometido). Depois de anestesiado, são feitas microincisões por onde se é retiradi o cristalino opaco, e em fragmentos, utilizando um aparelho de ultrassom (Facoemulsificador). Após, é introduzida no olho uma lente intraocular pela maior incisão. Depois de implantada a lente, não há necessidade de pontos e a cirurgia é encerrada.

Uma das preocupações dos Oftalmologistas com a cirurgia de Catarata é relacionada com a medida do grau da lente, que pode variar de acordo com as necessidades e exigências específicas de cada caso. Existem lentes intraoculares monofocais (corrigem total ou parcialmente o grau para longe), bifocais (atendem a visão longe e perto), trifocais (melhoram a visão perto, intermediária e longe), tóricas (corrigem o astigmatismo). A gama de lentes intraoculares é muito grande, contemplando quase que por inteiro as necessidades de cada pessoa.

O grau da lente intraocular e possíveis correções pós-cirurgia de catarata

Mesmo utilizando-se as melhores tecnologias para o cálculo do grau da lente intraocular, ainda existe a possibilidade de graus residuais devido às pequenas variações consideradas normais e devido ao processo de cicatrização pós-operatória.

Se, após a realização da cirurgia de catarata, ainda estiver uma pequena diferença de grau, a técnica usada para a correção é a cirurgia refrativa a laser. Entretanto, para garantir a melhor qualidade na primeira cirurgia e não haver a necessidade de uma segunda, todo esse cálculo é contemplado em uma análise feita em Institutos especializados para atender a melhor sugestão da lente intraocular indicada àquela pessoa.

Se interessou pelo assunto? Tem alguma dúvida? Mande seu comentário aqui no post para que possamos seguir compartilhando conteúdos confiáveis sobre a saúde dos nossos olhos. E se precisar agendar uma consulta, entre em contato para marcarmos uma avaliação!

Conheça os serviços da Dra. Cristiane Bins em Porto Alegre

Ressaltamos a importância de conversar com o seu médico e com a sua família antes de escolher qual a técnica será utilizada para tratar o seu Melanoma Ccular. Conte com a Dra. Cristiane Bins para avaliar o seu caso e conversar sobre as melhores opções de tratamento! A Dra. Cristiane Bins é referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre, e está preparada para te atender com as melhores técnicas e serviços prestados. Clique aqui e marque uma consulta!

Você pode ler sobre outros problemas oculares, como o Ceratocone e Astigmatismo, navegando pelo nosso blog. Confira também as 10 coisas que seus olhos podem dizer sobre a sua saúde. Boa leitura! 

Fique por dentro de todas as novidades da oftalmologia geral moderna neste blog!

Para maiores informações, procure seu oftalmologista ou agende uma consulta com a Dra. Cristiane Bins, referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre!

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Plástica Ocular

O que é plástica ocular?

A Plástica Ocular é uma subespecialidade da oftalmologia que, como você sabe, é o ramo da Medicina que trata os olhos. Mas diferente do que muita gente imagina, a cirurgia plástica ocular não é feita dentro dos olhos e sim ao redor, tanto para finalidade reparadora e funcional quanto para estética.

Estrabismo

O que é o estrabismo?

Chamamos de estrabismo a condição que deixa os olhos da pessoa desalinhados, quando eles apontam em direções diferentes. Popularmente conhecido como vesgos, as pessoas com estrabismo podem ter os olhos convergentes, quando o olho desvia para dentro, divergentes, quando desvia para fora, e também na vertical, em que o desvio ocorre para cima ou para baixo.

lacrimejamento

O que é o lacrimejamento?

A nossa lágrima é produzida a todo momento pela glândula lacrimal principal e por outras pequenas glândulas acessórias, distribuídas por todo o olho. Essa lágrima segue um caminho natural em direção a dois pontos localizados no canto de dentro dos olhos, chamados de pontos lacrimais – como se fossem os ralos de drenagem das lágrimas.

Agende Sua Consulta!