Dermatite palpebral: o que você precisa saber!

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A dermatite palpebral pode atingir tanto crianças quanto adultos, causando bastante desconforto na região dos olhos. No post de hoje, trouxemos algumas informações sobre esse problema, como as causas e tratamentos, para assim, alertar nossos pacientes sobre a dermatite palpebral.

O que é dermatite na pálpebra?

A dermatite palpebral é uma condição inflamatória devido a fatores alérgicos ou doenças na região ocular. Esse problema, costuma causar bastante desconforto, apresentando sintomas, como:

  • Coceira;
  • Ardência; 
  • Vermelhidão;
  • Secura das pálpebras.

O que pode causar alergia nas  pálpebras?

Além dos componentes alérgenos, como ácaro, pelo de animais, pó e entre outros, existem algumas doenças que também podem causar a dermatite palpebral, como:

Blefarite seborreica

A blefarite seborreica é uma das mais comuns causadoras da dermatite palpebral, visto que, as glândulas sebáceas que eliminam a gordura da pele, não estão em bom funcionamento. Dessa forma, com o acúmulo de gorduras na região, torna o local propício para o surgimento de bactérias causadoras da dermatite.

Essa doença, geralmente, ocorre através de alguma infecção  bacteriana na região das pálpebras e/ou nas glândulas mais profundas da pele.

Rosácea ocular

Outra doença que causa a dermatite palpebral, é a rosácea ocular, que atinge a região dos olhos, deixando-a extremamente vermelha. Além disso, costuma fazer com que a pele próxima aos cílios descame.

Essa reação alérgica deve ser tratada com atenção, pois o descuido com a mesma pode causar até mesmo a perda da visão.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença que causa vermelhidão e descamação em algumas partes do rosto, podendo atingir também, a região dos olhos. Essa dermatite é bastante comum em recém nascidos, recebendo o nome de crosta láctea.

dermatite palpebral
Procure um oftalmologista de confiança para saber mais sobre a dermatite palpebral.

Qual o tratamento da dermatite palpebral?

Para cada tipo de problema causador da dermatite palpebral, existe um tratamento específico para sua cura, porém, ainda existem cuidados básicos que podem ser utilizados sempre que a dermatite palpebral aparecer, tal como:

  • Evitar com que produtos, como shampoo e cremes faciais caiam sobre a região afetada;
  • Lavar as mãos sempre que for levá-las a região dos olhos;
  • Aplicar compressas mornas para auxiliar na redução do inchaço e incômodo;
  • Lavar sempre a região dos olhos com água fria;
  • Fazer a higienização na região de forma adequada, de acordo com a orientação dermatológica.

Que pomada é boa para dermatite palpebral?

O uso de pomadas e outros medicamentos na região afetada pela dermatite palpebral devem ser indicados pelo seu oftalmologista e/ou dermatologista.

O uso incorreto de remédios pode acabar piorando a situação da dermatite, além de, em alguns casos, torná-la ainda mais resistente de realizar o tratamento. Por isso, caso apresente qualquer sintoma, procure um médico de sua confiança para realizar o diagnóstico do problema.

Eczema palpebral

O eczema palpebral, é uma doença crônica, que afeta a região dos olhos, sendo considerada uma dermatite atópica, ou seja, costumam acontecer com recorrência.

Esse problema costuma causar coceira, vermelhidão e a descamação da pele. Além disso, é possível que a alergia esteja ligada, não somente a agentes alérgenos, mas também a problemas oftalmológicos.

O eczema palpebral, diferente da dermatite palpebral, não há cura e mesmo com diversos tipos de tratamento a alergia pode voltar a aparecer e continuar causando desconfortos. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!