As dúvidas principais sobre blefaroplastia que recebo no consultório?

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Separei as dúvidas principais sobre blefaroplastia que escuto no consultório e trouxe para cá para discutirmos juntos. 

dúvidas principais sobre blefaroplastia

7 dúvidas principais sobre blefaroplastia:

1.  A blefaroplastia pode corrigir linhas finas e rugas ao redor dos olhos?

Não, a blefaroplastia não foi projetada para corrigir rugas profundas ou linhas de expressão, mas pode ajudar. A blefaroplastia remove o excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e inferiores, ou seja, há uma redução de rugas e linhas finas ao redor dos olhos, mas esse redor não se estende além das pálpebras.

O mais recomendado nesses casos é buscar o melhor tratamento com o seu dermatologista.

Qual é a diferença entre a blefaroplastia superior e inferior?

2. A blefaroplastia superior é a mesma coisa que a blefaroplastia inferior?

Não, porém são parecidas. Apesar de serem dois procedimentos diferentes, ambos têm o mesmo objetivo: melhorar a aparência das pálpebras superiores e inferiores.

De maneira resumida, a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras superiores ou inferiores. Enquanto a blefaroplastia faz uma incisão na prega natural da pálpebra superior, a outra faz uma incisão abaixo dos cílios inferiores ou dentro da conjuntiva

Há cirurgiões plásticos oculares que recomendam ambos procedimentos para o seu paciente, mas isso requer uma consulta individual para analisar com atenção cada caso e traçar um plano cirúrgico alinhado com o seu objetivo.

3. A blefaroplastia pode melhorar minha aparência geral e autoestima?

Sim! Esse procedimento tem a capacidade de rejuvenescer o olhar de um paciente que sofre com bolsas de gordura, excesso de pele e músculo. As maiores queixas (quando não funcionais) é a aparência de estar sempre cansada, olhos inchados, expressão mais envelhecida.

Após a cirurgia, muitos pacientes já relataram que a confiança aumentou, que o seu olhar foi transformado e que os outros percebem isso!

4. A blefaroplastia é uma cirurgia segura?

Sim, quando realizada por um cirurgião plástico ocular de confiança!

Essa é uma dúvida que pode ser geral para toda e qualquer cirurgia plástica e a resposta sempre será: uma cirurgia só será segura se você estiver amparado por um bom profissional. 

Mas isso não significa que o risco é zero, listei algumas complicações caso você não esteja amparado por um bom médico plástico ocular.

  • Infecção;
  • Sangramento excessivo;
  • Cicatrizes visíveis;
  • Alterações na sensibilidade da pálpebra;
  • Possível assimetria;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos.

Por isso, realize todas consultas necessárias e recomendadas pelo seu médico, exames, cumpra com todas recomendações que ele te passar. Assim, você terá um resultado excelente e com segurança!

5.  A blefaroplastia é recomendada para pacientes com olhos secos?

Depende! Cada caso deve ser analisado cuidadosamente pelo cirurgião plástico ocular, tendo em vista que logo após a cirurgia é comum a redução na produção de lágrimas. 

6. E para pacientes que utilizam lentes de contato?

A recomendação vai depender do caso do paciente e da avaliação do oftalmologista. A blefaroplastia pode alterar a posição da pálpebra e afetar a readaptação a elas.

7. A blefaroplastia é recomendada para pessoas com problemas de visão devido ao excesso de pele nas pálpebras?

A blefaroplastia é frequentemente recomendada para esses pacientes com problemas de visão causados pelo excesso de pele. Chamamos o excesso de pele, nesse caso, de ptose palpebral e pode ocorrer por diversas razões, como:

  • Envelhecimento
  • Lesões

Essa pele em excesso prejudica a visão do paciente, por isso o procedimento é altamente recomendado para eles.

Se estiver pensando em realizar a blefaroplastia neste ano e as dúvidas principais sobre blefaroplastia que trouxe aqui te trouxe mais confiança no procedimento, preparei este conteúdo bastante completo de como você se organizar para realizar seu sonho. Acesse aqui!

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Linda mulher idosa sendo examinada por médico oftalmologista para identificação de catarata.

A cirurgia é o único tratamento para quem tem catarata?

Uma das principais causas de cegueira reversível no mundo é a catarata. Esta é uma condição que afeta a visão e é caracterizada pela opacificação do cristalino, uma estrutura transparente localizada atrás da íris.  De acordo com o Relatório Mundial sobre a Visão, elaborado em 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas. 

Indivíduo arregala o olho esquerdo com a mão para demonstrar uma doença ocular em estágio avançado: a catarata.

Catarata: doença ocular que reduz a qualidade de vida.

Catarata é uma doença ocular que afeta a visão reduzindo a qualidade visual do paciente. É a principal causa de cegueira reversível no mundo, afetando especialmente os países que estão em desenvolvimento, onde o acesso a tratamentos adequados pode ser limitado. Dados de pesquisa apontam que ela é responsável por 47,8% dos casos mundiais.

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Agende Sua Consulta!