Dermatite palpebral: o que você precisa saber!

Compartilhe nas Redes:

A dermatite palpebral pode atingir tanto crianças quanto adultos, causando bastante desconforto na região dos olhos. No post de hoje, trouxemos algumas informações sobre esse problema, como as causas e tratamentos, para assim, alertar nossos pacientes sobre a dermatite palpebral.

O que é dermatite na pálpebra?

A dermatite palpebral é uma condição inflamatória devido a fatores alérgicos ou doenças na região ocular. Esse problema, costuma causar bastante desconforto, apresentando sintomas, como:

  • Coceira;
  • Ardência; 
  • Vermelhidão;
  • Secura das pálpebras.

O que pode causar alergia nas  pálpebras?

Além dos componentes alérgenos, como ácaro, pelo de animais, pó e entre outros, existem algumas doenças que também podem causar a dermatite palpebral, como:

Blefarite seborreica

A blefarite seborreica é uma das mais comuns causadoras da dermatite palpebral, visto que, as glândulas sebáceas que eliminam a gordura da pele, não estão em bom funcionamento. Dessa forma, com o acúmulo de gorduras na região, torna o local propício para o surgimento de bactérias causadoras da dermatite.

Essa doença, geralmente, ocorre através de alguma infecção  bacteriana na região das pálpebras e/ou nas glândulas mais profundas da pele.

Rosácea ocular

Outra doença que causa a dermatite palpebral, é a rosácea ocular, que atinge a região dos olhos, deixando-a extremamente vermelha. Além disso, costuma fazer com que a pele próxima aos cílios descame.

Essa reação alérgica deve ser tratada com atenção, pois o descuido com a mesma pode causar até mesmo a perda da visão.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença que causa vermelhidão e descamação em algumas partes do rosto, podendo atingir também, a região dos olhos. Essa dermatite é bastante comum em recém nascidos, recebendo o nome de crosta láctea.

dermatite palpebral
Procure um oftalmologista de confiança para saber mais sobre a dermatite palpebral.

Qual o tratamento da dermatite palpebral?

Para cada tipo de problema causador da dermatite palpebral, existe um tratamento específico para sua cura, porém, ainda existem cuidados básicos que podem ser utilizados sempre que a dermatite palpebral aparecer, tal como:

  • Evitar com que produtos, como shampoo e cremes faciais caiam sobre a região afetada;
  • Lavar as mãos sempre que for levá-las a região dos olhos;
  • Aplicar compressas mornas para auxiliar na redução do inchaço e incômodo;
  • Lavar sempre a região dos olhos com água fria;
  • Fazer a higienização na região de forma adequada, de acordo com a orientação dermatológica.

Que pomada é boa para dermatite palpebral?

O uso de pomadas e outros medicamentos na região afetada pela dermatite palpebral devem ser indicados pelo seu oftalmologista e/ou dermatologista.

O uso incorreto de remédios pode acabar piorando a situação da dermatite, além de, em alguns casos, torná-la ainda mais resistente de realizar o tratamento. Por isso, caso apresente qualquer sintoma, procure um médico de sua confiança para realizar o diagnóstico do problema.

Eczema palpebral

O eczema palpebral, é uma doença crônica, que afeta a região dos olhos, sendo considerada uma dermatite atópica, ou seja, costumam acontecer com recorrência.

Esse problema costuma causar coceira, vermelhidão e a descamação da pele. Além disso, é possível que a alergia esteja ligada, não somente a agentes alérgenos, mas também a problemas oftalmológicos.

O eczema palpebral, diferente da dermatite palpebral, não há cura e mesmo com diversos tipos de tratamento a alergia pode voltar a aparecer e continuar causando desconfortos. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!