Entenda mais sobre a Plástica Ocular

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Plástica Ocular: você sabe o que é?

A Plástica Ocular é um segmento dentro da Oftalmologia que cuida de todo o anexo do olho: a pálpebra, os cílios, a via lacrimal e a órbita. Qualquer alteração dessa região ao redor dos olhos é de competência do plástico ocular cuidar. É importante ressaltar que o profissional cuida tanto da parte estética dessa área, quanto da parte funcional patológica. Este ramo da Oftalmologia é bem diversificado, com bastante procedimentos e alterações que podem ser atendidas. 

Quais são as indicações da Plástica Ocular? 

Blefaroplastia 

Existem várias cirurgias que podem ser feitas começando pela Blefaroplastia, uma das cirurgias mais realizadas na Plástica Ocular. A Blefaroplastia é feita quando existe um excesso de pele e prolapso de bolsas de gordura, ou até rugas mais profundas, na região periocular. Isso acontece pelo próprio envelhecimento, a região periocular é uma das principais e uma das que mais sofre com o envelhecimento de maneira precoce. A cirurgia da Blefaroplastia traz muita satisfação por deixar o olhar mais rejuvenescido, mais harmônico, e também por cuidar do campo visual. Com o excesso de pele, o campo visual superior muitas vezes fica prejudicado. 

A partir de que idade a acentuação de pele começa a ser mais aparente? 

Essa situação é muito individual, muito particular de cada um, porque conta muito com a genética e como a pessoa é no seu dia a dia. Como por exemplo, se há na família relatos de parentes com propensão ao prolapso das bolsas de gordura, a ter essa flacidez de pele na região palpebral, é normal que a pessoa tenha flacidez ou prolapso de gordura mais cedo.

Existem também os fatores do dia a dia como o tabagismo, alimentação saudável e a realização de atividades físicas. Tudo isso conta para quando vai começar a alteração na pele e no prolapso de bolsa de gordura. 

O que são prolapsos de gordura?

Temos a pele na área da pálpebra e também a gordura. Muitas pessoas perguntam por que ela apareceu em uma certa idade e, na verdade, a gordura sempre esteve ali. E com ela existe o septo, uma camada que fica na pálpebra e que deixa essa gordura atrás do olho, contida na órbita. Com a idade, o septo vai ficando frouxo e a gordura, que deveria estar atrás do olho, vai indo para frente. Por isso que se chama prolapso de gordura: são as bolsas de gordura que vem para frente junto com a flacidez da pele. 

Quem é mais acometido na Plástica Ocular? Homem ou mulher?

Os dois, é indiferente. Mas, normalmente, as mulheres se queixam mais. O homem normalmente vai até o consultório quando já está com a visão afetada.

Quais são os tipos de cirurgia plástica ocular?

Os tipos de cirurgia plástica ocular são diversos e abrangem tanto cirurgia patológica quanto cirurgia estética.  

Sobre a cirurgia patológica

A área do rosto, principalmente das pálpebras inferiores, recebe altos índices de exposição solar. Muitos pacientes acabam apresentando tumores, que normalmente aparecem como sinais ou verrugas, e que acabam não curando, formando cicatrizes ou saindo crostas. Quando o médico olha na Lâmpada de Fenda, o aparelho oftalmológico que aproxima a área, se constata que na verdade esta protuberância é um câncer de pele. 

E ainda, sobre outras patologias, pessoas com paralisia facial muitas vezes podem ficar sem fechar o olho totalmente, então é necessário fazer um procedimento cirúrgico para melhorar isso. Também existe a Trícase, quando os cílios viram para dentro encostando na córnea, podendo causar lesões graves. Denominados Entrópio e Ectrópio, quando a pálpebra  está muito flácida e se vira para dentro ou para fora, esta condição pode causar danos no olho e alterações estéticas.

Continue navegando pelo nosso blog clicando aqui. Você pode conferir matérias sobre algumas condições oculares que tratamos em nosso consultório, e também tirar as suas dúvidas sobre os principais tratamentos na Medicina Ocular. 

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!