Cirurgia Ocular

Catarata

Via Lacrimal

Plástica Ocular

Cirurgias Plásticas

Oftalmologistas não apenas tratam doenças oculares, como também alterações estéticas. Essa categoria de tratamento é responsável pela região em torno dos olhos e supercílios. Geralmente, esses procedimentos buscam o rejuvenescimento e melhoria cosmética da região periocular, mantendo a função palpebral adequada. 

Quando algo está prejudicando a sua vista, você pode precisar fazer uma Cirurgia Funcional para corrigir esse problema. Por exemplo, os cílios quando estão tocando os olhos, a pálpebra quando está baixa, atrapalhando o campo de visão e as vias lacrimais, quando estão obstruídas, causando um lacrimejamento.

Esta cirurgia pertence a um ramo da oftalmologia que estuda, diagnostica e trata as deformidades que acometem a pálpebra, o sistema lacrimal, a órbita e áreas da face anexas aos olhos. Tem como objetivo melhorar a anatomia ou a função dos anexos oculares, já que a idade, traumas, inflamações e tumores podem prejudicar essa área.

cirurgia ocular

Via Lacrimal

Na cirurgia ocular, a Via Lacrimal é a especialidade da Oftalmologia responsável por investigar e tratar as causas de lacrimejamento, geralmente provocado por obstrução de via lacrimal. Existem três tipos de cirurgia: Sondagem e Intubação das vias lacrimais, a dacriocistorrinostomia e a conjuntivodacriocistorrinostomia. A indicação vai depender do quadro clínico do paciente é o local da obstrução.

Cirurgia Ocular

Sondagem e Intubação das vias Lacrimais

Sobre a cirurgia ocular, é importante lembrar que a criança, ao nascer com a obstrução, necessita apenas de um tempo para que o canal da lágrima abra sem que seja necessário a cirurgia.  No entanto, se houver necessidade após um ano de idade, se é realizado a Sondagem ou Intubação das vias lacrimais. O procedimento consta na colocação de uma sonda chamada Sonda de Crawford, e ela permanece de 1 a 3 meses dentro do nariz. Depois, ela é retirada no consultório e não precisa de anestesia. 

Dacriocistorrinostomia

 Caso seja necessário operar a via lacrimal com obstrução baixa, realizamos a Dacriocistorrinostomia, com a colocação de um tubo de silicone. Essa é uma cirurgia onde se é realizado um By Pass, ou seja, um canal entre a mucosa nasal e o sacro lacrimal, para que haja o escoamento da lágrima. A cirurgia leva, em média, uma hora. Alguns cuidados no pós-operatórios são importantes como, por exemplo, a limpeza nasal e algum tipo de antibiótico intranasal. Alguns colírios podem ser receitados para a diminuição da inflamação no pós-operatório

Conjuntivodacriocistorrinostomia

Esse é um dos tipos mais complexos de cirurgia, só acontecendo nos casos em que há obstrução do canalículo superior, inferior, ou comum. Há a necessidade de operar nos casos de lacrimejamento intenso e o paciente tiver obstrução nesta altura da via lacrimal, esta será o tipo de cirurgia a ser indicada. É o mesmo procedimento da Dacriocistorrinostomia, mas também se é retirando a carúncula dessa região e, no lugar, é colocado um tubo chamado Tubo de Jones. Ele ficará inserido no canto do nariz, escoando a lágrima através deste tubo. 

Catarata

A catarata é um problema de transparência no olho, mais especificamente na sua lente natural, responsável pelo foco da visão – o cristalino. Essa alteração pode surgir com o envelhecimento, por fatores genéticos ou por hábitos prejudiciais – o tabagismo e a exposição solar excessiva são exemplos.

Dificuldade de dirigir a noite, por causa do brilho dos faróis;

  • Visão nublada;
  • Visão duplicada;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos.

O procedimento é uma cirurgia, na qual se realiza a substituição da lente natural (que se encontra atrás da íris, parte colorida do olho) por uma artificial: a Lente Intraocular.

Agende Sua Consulta!