Compartilhe nas Redes:

Saiba mais sobre a cirurgia de catarata

A catarata e os casos de perda de visão

A catarata é responsável pelas maiores taxas de perda de visão no mundo. O olho com catarata corresponde por 42% de todos os casos de cegueira e, em média, 8 em 10 casos poderiam ser impedidos com o diagnóstico precoce (no Brasil, é a principal causa de cegueira reversível). A Catarata é a opacificação, a perda de transparência, do cristalino do olho, lente responsável pelo foco da visão. Quando isso acontece, os sintomas que podem apontar a presença da alteração são a perda da quantidade de visão, perda dos contrastes das cores e aumento da sensação de “nebulosidade” ao focar alguma imagem.

O cristalino do olho e a procura pela lente certa

O cristalino do olho, quando opaco, necessita ser removido através de uma cirurgia rápida e ambulatorial (sem necessidade de internação). O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos e é feito sob anestesia local ou tópica (colírio anestésico pingado diretamente no olho acometido). Depois de anestesiado, são feitas microincisões por onde se é retiradi o cristalino opaco, e em fragmentos, utilizando um aparelho de ultrassom (Facoemulsificador). Após, é introduzida no olho uma lente intraocular pela maior incisão. Depois de implantada a lente, não há necessidade de pontos e a cirurgia é encerrada.

Uma das preocupações dos Oftalmologistas com a cirurgia de Catarata é relacionada com a medida do grau da lente, que pode variar de acordo com as necessidades e exigências específicas de cada caso. Existem lentes intraoculares monofocais (corrigem total ou parcialmente o grau para longe), bifocais (atendem a visão longe e perto), trifocais (melhoram a visão perto, intermediária e longe), tóricas (corrigem o astigmatismo). A gama de lentes intraoculares é muito grande, contemplando quase que por inteiro as necessidades de cada pessoa.

Tratamento para Catarata 

Se você está se perguntando se Catarata tem cura, fique tranquilo, com o tratamento certo é possível curar o olho com Catarata.

O grau da lente intraocular e possíveis correções pós-cirurgia de catarata

Mesmo utilizando-se as melhores tecnologias para o cálculo do grau da lente intraocular, ainda existe a possibilidade de graus residuais devido às pequenas variações consideradas normais e devido ao processo de cicatrização pós-operatória.

Se, após a realização da cirurgia de catarata, ainda estiver uma pequena diferença de grau, a técnica usada para a correção é a cirurgia refrativa a laser. Entretanto, para garantir a melhor qualidade na primeira cirurgia e não haver a necessidade de uma segunda, todo esse cálculo é contemplado em uma análise feita em Institutos especializados para atender a melhor sugestão da lente intraocular indicada àquela pessoa.

Se interessou pelo assunto? Tem alguma dúvida? Mande seu comentário aqui no post para que possamos seguir compartilhando conteúdos confiáveis sobre a saúde dos nossos olhos. E se precisar agendar uma consulta, entre em contato para marcarmos uma avaliação!

Conheça os serviços da Dra. Cristiane Bins em Porto Alegre

Ressaltamos a importância de conversar com o seu médico e com a sua família antes de escolher qual a técnica será utilizada para tratar o seu Melanoma Ccular. Conte com a Dra. Cristiane Bins para avaliar o seu caso e conversar sobre as melhores opções de tratamento! A Dra. Cristiane Bins é referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre, e está preparada para te atender com as melhores técnicas e serviços prestados. Clique aqui e marque uma consulta!

Você pode ler sobre outros problemas oculares, como o Ceratocone e Astigmatismo, navegando pelo nosso blog. Confira também as 10 coisas que seus olhos podem dizer sobre a sua saúde. Boa leitura! 

Fique por dentro de todas as novidades da oftalmologia geral moderna neste blog!

Para maiores informações, procure seu oftalmologista ou agende uma consulta com a Dra. Cristiane Bins, referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre!

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher loira com cabelos longos e lisos esfrega os olhos com a mão, demostrando irritação ocular.

Olho seco pós-cirurgia ocular 

Uma das condições oculares bastante comum, para quem acabou de realizar uma cirurgia ocular, é a sensação de estar com os olhos secos. E, certamente, isso acaba  afetando a qualidade de vida e a recuperação do paciente. Muitas vezes, até desperta dúvidas sobre o resultado do procedimento.  

Entretanto, esse sintoma é normal. O olho seco  é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou pela evaporação excessiva das mesmas. Logicamente, isso resulta em desconforto, visão turva e outros sintomas incômodos.

Mulher elegante com pele perfeita e olhos rejuvenescidos por blefaroplastia.

Blefaroplastia! Que tal um olhar repaginado?

Certamente quem passou dos 40 anos começou a observar que a região ocular não ganha apenas rugas e marcas de expressão com o decorrer do tempo. As pálpebras também sofrem o processo do envelhecimento e começam a “cair” sobre os olhos. Algumas vezes até prejudicando a visão da pessoa. Felizmente, existe solução para “repaginar” o olhar – a blefaroplastia! 

Médica oftalmologista segura em suas mãos um instrumento de avaliação oftalmológica frente ao teste de letras preso na parede.

A importância das consultas oculares para a saúde dos olhos

Sem dúvida, os olhos são órgãos fundamentais para a interação com o mundo ao nosso redor, responsáveis por grande parte da nossa percepção sensorial. Apesar disso, a saúde ocular muitas vezes é negligenciada, com muitas pessoas procurando ajuda apenas quando surgem sintomas ou dificuldades visuais. 

No entanto, consultas regulares com um oftalmologista são essenciais não apenas para tratar problemas de visão, mas também para prevenir condições mais graves e preservar a qualidade de vida.

Agende Sua Consulta!