Catarata: doença ocular que reduz a qualidade de vida.

Compartilhe nas Redes:

Catarata é uma doença ocular que afeta a visão reduzindo a qualidade visual do paciente. É a principal causa de cegueira reversível no mundo, afetando especialmente os países que estão em desenvolvimento, onde o acesso a tratamentos adequados pode ser limitado. Dados de pesquisa apontam que ela é responsável por 47,8% dos casos mundiais.

Caracteriza-se pela opacificação do cristalino, uma estrutura transparente localizada atrás da íris, que provoca a redução e a perda de transparência desta lente natural do olho. A visão de quem é portador da catarata costuma ser embaçada ou dupla. Vale salientar que , embora a condição se desenvolva lentamente, pode levar a  problemas oculares graves, se não diagnosticada precocemente. 

Sintomas e Causas da Doença  

Entre seus principais sintomas de catarata pode-se destacar: 

  • visão turva e borrada;
  • dificuldade para enxergar e definir imagens; 
  • enxergar objetos e pessoas duplicadas;
  • formação de halos nas imagens principalmente à noite;
  • cores mais opacificadas que o usual;
  • sensibilidade à luz; 
  • mudança frequente no grau dos óculos.
Senhor idoso realiza exame oftalmológico para averiguar possível início de catarata.

Ainda que existam várias causas que podem dar origem à catarata, algumas podem ser:      

  • Histórico familiar; 
  • Nascer com catarata;
  • Envelhecimento;
  • Diabetes; 
  • Superexposição à radiação ultravioleta (UV);
  • Doença no interior do olho (glaucoma, uveítes ou descolamento da retina);
  • Lesão ocular;
  • Raios-X frequentes;
  • Uso prolongado de medicamentos esteroides;
  • Vitrectomia em pessoas com mais de 50 anos de idade.

.  

Tipos de catarata   

Não existe um único tipo de catarata. A doença ocular pode ser dividida em diferentes tipos que se originam de várias causas.  

Casal de idosos felizes porque reverteram uma doença ocular, a catarata senil.
  1. Catarata Relacionada à Idade : também conhecida como catarata senil, é a mais comum dos tipos. Ela ocorre por conta do envelhecimento natural do ser humano; sua maior incidência se dá na população acima de 50 anos. Este tipo pode ser dividido em três formas, de acordo com sua localização:
  1. Cataratas nuclear: este tipo se forma no centro da lente, deixando turvo ou opaco o núcleo do olho. Além disso, pode apresentar-se com uma coloração amarela ou castanha no centro do olho; 
  1. Catarata cortical : é outro tipo de catarata senil que aparece em forma de cunha e sua localização está situada em volta das extremidades do núcleo;
  1. Catarata subcapsular posterior: forma-se mais rapidamente do que os tipos anteriores e afeta a parte de trás da lente ocular. 

2) Catarata Congênita : conforme o próprio nome sugere, este tipo está presente desde o nascimento do bebê ou pode se formar durante o primeiro ano da criança. No entanto, não é tão comum e nem sempre apresenta sintomas. 

Sua origem costuma ser algum tipo de infecção adquirida pela mãe, durante a gestação, ou pelo abuso de substâncias ilícitas, como álcool e drogas, por exemplo, no período gestacional.  

Close do roso de recém nascido.

A cirurgia de remoção da catarata, em geral, é indicada quando a visão do bebê está muito prejudicada, o que pode ocorrer entre as 6 primeiras semanas de vida e os 3 meses de idade. 

3) Catarata Secundária : este é o tipo de catarata que pode ser originado por distintos fatores. Entre eles, uso de determinadas medicações, doenças preexistentes, ou ainda por causa de problemas oculares, como inflamações intraoculares, descolamento da retina e tumores. A doença também pode se desenvolver devido a traumatismos e à exposição à radiação. 

4) Catarata Traumática : desenvolve-se em razão de uma lesão ou um trauma ocular que tenha sido causado por impacto de qualquer natureza, como  quedas ou acidentes. Esse tipo nem sempre se manifesta imediatamente, pode aparecer algum tempo depois do fato ocorrido.

5) Cataratas de Radiação: o cristalino dos olhos é muito sensível e torna-se ainda mais se sofre os efeitos da radiação, que pode causar a formação da catarata. Tratamentos envolvendo radiação, como a quimioterapia e a radioterapia para tratar um câncer, podem originar a doença. 

Paciente feminina, em cama hospitalar, recebe quimioterapia para tratar câncer. Ao lado dela vê-se a médica e mais à frente o soro com a medicação pendurado em uma armação.

Tratamento para reverter a condição ocular    

Por ser uma doença ocular que se desenvolve lentamente, o melhor tratamento ainda é a prevenção por meio de algumas atitudes que possam evitar seu surgimento e também pelas visitas periódicas ao oftalmologista. No entanto, para os casos em que a catarata já está instalada, seja em fase inicial ou mais avançada, a reversão do problema se dá com a cirurgia ocular.

A cirurgia de catarata mais conhecida é a facoemulsificação. Nela é extraído o cristalino opaco e, no lugar dele, implantada uma lente intraocular. Esta cirurgia é altamente eficaz, rápida e segura. 

É realizada sob anestesia tópica (colírio anestésico) com sedação de curto período de ação. O paciente costuma ser liberado no mesmo dia, com recomendações médicas para aplicar colírios antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico oftalmologista.  E, em poucos dias, já pode retomar suas atividades cotidianas que dependem da visão. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!       

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os seus serviços. Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher loira com cabelos longos e lisos esfrega os olhos com a mão, demostrando irritação ocular.

Olho seco pós-cirurgia ocular 

Uma das condições oculares bastante comum, para quem acabou de realizar uma cirurgia ocular, é a sensação de estar com os olhos secos. E, certamente, isso acaba  afetando a qualidade de vida e a recuperação do paciente. Muitas vezes, até desperta dúvidas sobre o resultado do procedimento.  

Entretanto, esse sintoma é normal. O olho seco  é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou pela evaporação excessiva das mesmas. Logicamente, isso resulta em desconforto, visão turva e outros sintomas incômodos.

Mulher elegante com pele perfeita e olhos rejuvenescidos por blefaroplastia.

Blefaroplastia! Que tal um olhar repaginado?

Certamente quem passou dos 40 anos começou a observar que a região ocular não ganha apenas rugas e marcas de expressão com o decorrer do tempo. As pálpebras também sofrem o processo do envelhecimento e começam a “cair” sobre os olhos. Algumas vezes até prejudicando a visão da pessoa. Felizmente, existe solução para “repaginar” o olhar – a blefaroplastia! 

Médica oftalmologista segura em suas mãos um instrumento de avaliação oftalmológica frente ao teste de letras preso na parede.

A importância das consultas oculares para a saúde dos olhos

Sem dúvida, os olhos são órgãos fundamentais para a interação com o mundo ao nosso redor, responsáveis por grande parte da nossa percepção sensorial. Apesar disso, a saúde ocular muitas vezes é negligenciada, com muitas pessoas procurando ajuda apenas quando surgem sintomas ou dificuldades visuais. 

No entanto, consultas regulares com um oftalmologista são essenciais não apenas para tratar problemas de visão, mas também para prevenir condições mais graves e preservar a qualidade de vida.

Agende Sua Consulta!