Miopia com grau elevado: conheça a cirurgia refrativa a laser e o implante de lentes oculares

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O que é a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é bem frequente em nosso país e é um grande instrumento para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam, por exemplo, a Miopia. Hoje vamos falar sobre esta condição e como a cirurgia refrativa pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos. 

A cirurgia refrativa é indicada para ajudar a melhorar a visão de míopes que apresentam um grau muito elevado, como 10 ou 11 graus. Mas, antes de realizá-la, é importante fazer uma avaliação pré-operatória. Tanto a refração, que é onde se encontra o grau dos óculos para ter uma confirmação da sua estabilidade, e também a avaliação da córnea a partir de exames de topografia e tomografia são importantes.

A cirurgia refrativa e o implante de lente intraocular

Em pacientes com grau de miopia na faixa dos 10, o médico pode começar a pensar sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa com implante de lente intraocular – chamadas de lentes fácicas. Uma outra possibilidade é a cirurgia refrativa a laser e, para que este tipo de cirurgia seja possível nesse grau, é necessário uma certa espessura da córnea adequada a ele.

Os exames pré-operatórios vão determinar se o paciente possui essa espessura ou não de córnea e, consequentemente, se pode realizar o implante da lente intraocular. É muito importante lembrar que o principal objetivo da cirurgia refrativa é eliminar a dependência dos óculos, isso não quer dizer que a pessoa que se submete à cirurgia vai ter o seu grau completamente zerado, mas ele vai conseguir ser diminuído de forma tal que ela passe a não depender mais do uso de óculos. Para algumas atividades, como o uso de computador ou fazer uma leitura mais prolongada, muitas vezes ainda será necessário usar óculos, mas com um grau menor. 

Rejeição e recuperação pós cirurgia refrativa

Quando se faz a cirurgia de implante de lente intraocular, existe um certo percentual de pessoas que podem desenvolver Catarata. Por isso, é importante que o paciente converse com o seu médico a respeito desta possibilidade já que também é possível corrigir a Catarata com uma segunda cirurgia refrativa no futuro, ainda sendo possível implantar uma segunda lente intraocular definitiva quando indicada. 

Tire todas as suas dúvidas sobre cirurgia refrativa e como ela pode ajudar nos casos de Miopia com grau elevado.

No caso das cirurgias a laser, a recuperação normalmente é rápida. O que vai determinar é a modalidade do laser e da técnica utilizada, além da recuperação – que pode variar de uma semana a 30 dias. 

As reações não costumam ser frequentes se o paciente segue as recomendações médicas e faz o uso correto dos colírios e, por isso, na maioria dos casos ela vai acontecer de forma excelente, melhorando a qualidade de vida da pessoa. Dentro de algum tempo, o paciente terá a sua visão estabilizada e, após, será necessário que ele faça um acompanhamento periódico com o seu oftalmologista.

Acompanhamento médico pós-cirurgia refrativa

Mesmo não apresentando mais o grau elevado, o olho do paciente continua míope e precisa seguir sendo monitorado pelo médico para evitar possíveis complicações no futuro – como o descolamento da retina, por exemplo, que é mais possível de acontecer com pessoas que apresentam Miopia acima de 5 graus. 

A Dra. Cristiane Bins é a sua nova referência em oftalmoligia e qualidade de serviço na zona sul de Porto Alegre! Se você estiver pensando em fazer o procedimento e teve algumas das suas dúvidas sanadas pelo nosso conteúdo, fique a vontade para entrar em contato e agendar uma consulta. Podemos, juntos, traçar o melhor plano para melhorar a sua visão. Clique aqui para entrar em contato.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!