Blefaroplastia! Que tal um olhar repaginado?

Compartilhe nas Redes:

Certamente quem passou dos 40 anos começou a observar que a região ocular não ganha apenas rugas e marcas de expressão com o decorrer do tempo. As pálpebras também sofrem o processo do envelhecimento e começam a “cair” sobre os olhos. Algumas vezes até prejudicando a visão da pessoa. Felizmente, existe solução para “repaginar” o olhar – a blefaroplastia! 

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar a aparência das pálpebras, tanto superiores como inferiores, eliminando o excesso de pele e gordura. Esta cirurgia é conhecida, popularmente, como “cirurgia de pálpebras”. 

Além de melhorar a aparência dos olhos cansados, caídos e enrugados, a blefaroplastia também pode melhorar a visão em pessoas cujas pálpebras superiores cobrem parte do campo visual. No entanto, assim como qualquer cirurgia, há alguns riscos e complicações associadas. Por isso, é importante buscar um profissional certificado de cirurgia plástica para discutir se este é o procedimento mais adequado para você e para obter informações detalhadas sobre os seus riscos e benefícios.

Como é realizada a cirurgia? 

A blefaroplastia é realizada com anestesia local e sedação, e consiste em fazer incisões na pálpebra para remover o excesso de pele e gordura, e reajustar os músculos e tecidos subjacentes a fim de melhorar a aparência do olho. Após a cirurgia, podem ser feitas suturas que serão retiradas após vários dias.

Médico utilizando instrumentos para marcar a área onde será feita a blefaroplastia.

A cirurgia de cirurgia, também conhecida como blefaroplastia, é geralmente realizada em um hospital ou clínica, sob anestesia local, com sedação, ou geral. O procedimento em si pode variar de acordo com as necessidades e desejos do paciente, bem como a possibilidade de realizá-la. 

Geralmente, o procedimento envolve os seguintes passos:

  • Incisões: o cirurgião faz pequenas incisões ao longo das dobras naturais das pálpebras superiores e/ou inferiores. Isso permite que o excesso de pele, gordura e músculos sejam removidos;
  • Remoção do excesso de gordura: o excesso de adiposidade pode ser removido ou redistribuído para suavizar as bolsas de gordura nas pálpebras inferiores e superiores;
  • Remoção do excesso de pele e músculo: é removido o excesso de pele e músculo para ajudar a reduzir a aparência das rugas e dos bolsões sob os olhos;
  • Fechamento das incisões: o cirurgião fecha as incisões com suturas finas, absorvíveis dentro do próprio corpo ao longo do tempo, ou não absorvíveis que são removidas alguns dias após a cirurgia. 

É comum que, após a cirurgia, o paciente possa sentir um pouco de inchaço, tenha hematomas e sinta desconforto. Para aliviar estes sintomas, o médico pode prescrever medicações que ajudam no processo de recuperação. 

O tempo de recuperação varia, mas geralmente leva umas duas semanas antes que o paciente possa retornar às atividades normais. É importante seguir as orientações do médico para cuidar das incisões e reduzir o risco de complicações nesse período. 

Quais são os cuidados após a cirurgia?

Antes e depois de blefaroplastia inferior.

Após a cirurgia de retirada do excesso de pele, é importante seguir algumas orientações para ajudar a garantir uma recuperação segura e rápida.

Alguns cuidados que podem ser recomendados incluem:

  • Aplicar compressas frias: o uso de compressas frias nos olhos ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto. Elas podem ser usadas várias vezes ao dia durante os primeiros dias após a cirurgia;
  • Usar colírios e pomadas recomendados: o médico cirurgião pode prescrever colírios e pomadas para prevenir infecções e aliviar o desconforto dos olhos;
  • Evitar atividades extenuantes: é importante evitar atividades extenuantes e levantamento de peso nas primeiras semanas após a cirurgia, pois isso pode aumentar o inchaço e o desconforto;
  • Dormir com a cabeça elevada: dormir com a cabeça elevada ajuda a reduzir os inchaços e hematomas, além de acelerar a recuperação;
  • Não usar maquiagem: é recomendado evitar o uso de maquiagem nas pálpebras por algumas semanas após a cirurgia;
  • Fazer visitas de acompanhamento: é fundamental que as visitas de acompanhamento, para monitorar a recuperação e verificar se há sinais de complicações, sejam realizadas regularmente.
Close do olho azul de uma paciente que realizou blefaroplastia. Imagem do antes e depois.

É importante seguir as orientações do médico que realizou o procedimento para garantir uma recuperação segura e rápida. Entretanto, se houver sinais como dor intensa, inflamações, febre ou qualquer tipo de intercorrência nos olhos, durante o período de recuperação, entre em contato com o cirurgião imediatamente.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!           

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os seus serviços. Clique aqui para marcar uma consulta.

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Close up do olho claro de uma mulher que realizou uma cirurgia plástico ocular.

Duração dos resultados da blefaroplastia 

A duração dos resultados da blefaroplastia é um dos seus maiores atrativos, sendo esta considerada uma das cirurgias plásticas com efeitos mais duradouros. 
De modo geral, os resultados principais são permanentes para certas estruturas, enquanto outras mudanças continuarão seguindo o processo natural de envelhecimento. A longevidade pode variar de 10 a 15 anos ou mais, dependendo de uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos.

Mulher de meia idade, feliz, destaca a área dos olhos com a mão esquerda.

Cirurgia plástica ocular: especialidade que vai além da estética!

A Cirurgia Plástica Ocular, ou Oculoplástica, é uma subespecialidade da oftalmologia que se dedica à reconstrução e rejuvenescimento das estruturas ao redor dos olhos. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, ela não se resume à blefaroplastia estética – a correção das pálpebras caídas devido ao processo de envelhecimento.

Close no olho azul de um homem jovem que está segurando uma lente de contato com o dedo indicador.

Cuidados com lentes de contato

Certamente, o uso de lentes de contato oferece uma liberdade e conveniência inigualáveis para milhões de pessoas em todo o mundo. Elas oferecem um campo visual mais amplo e natural, se comparado aos óculos de grau, sem armações que atrapalhem a visão. Proporcionam liberdade para atividades físicas e não embaçam com mudanças de temperatura. Além disso, muitos optam pelas mesmas por uma questão de estética, preferindo manter sua aparência natural.

Agende Sua Consulta!