Quais são os riscos da blefaroplastia?

Compartilhe nas Redes:

Apesar de ser uma cirurgia com poucos riscos, você sabe quais são os riscos da blefaroplastia? Essa cirurgia estética, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, necessita ser realizada por bons profissionais e de cuidado antes e após a cirurgia.

Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações sobre os riscos e cuidados sobre a blefaroplastia, para que assim, os pacientes que optarem pela realização da cirurgia, estarem mais cientes sobre tudo do procedimento estético.

O que é a blefaroplastia?

A blefaroplastia, é conhecida como a cirurgia que “renova o olhar” das pessoas que a realizam, porém, esse procedimento vai além da cirurgia estética, sendo recomendada também para melhorar a visão de alguns pacientes. Em alguns casos, quando o envelhecimento da pele causa excessividade na flacidez  na região dos olhos, pode acabar prejudicando a segurança do paciente, expondo-o a riscos como, desequilíbrios, quedas, tropeços e entre outros.

A cirurgia consiste basicamente na remoção da pele caída sobre as pálpebras, inchaços e/ou bolsas de gordura posicionando-as de maneira correta. Pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores, quanto nas inferiores.

Quais são os riscos da blefaroplastia?

Apesar de ser uma cirurgia tranquila e que não necessita de tantos cuidados para sua realização, assim como outros procedimentos cirúrgicos, a blefaroplastia pode gerar alguns riscos. Alguns dos principais riscos são:

Fibrose

A fibrose é uma complicação devido ao processo natural de cicatrização constituído por colágeno, onde deixa a pele mais endurecida do que o normal. Em casos de uma fibrose muito intensa, pode ocasionar a retração palpebral.

riscos da blefaroplastia

Retração palpebral 

A retração palpebral, é a  consequência de uma fibrose intensa. Visto que, a fibrose, por deixar a região do tecido lesionado endurecida, pode causar a mudança do posicionamento das pálpebras, deixando os olhos mais arregalados que o normal.

Além disso, a retração palpebral, pode ser reação a um trauma ou inflamação ocorrido durante o processo de cicatrização.

Indicações para realizar a blefaroplastia

A partir do momento em que você decide realizar a cirurgia de blefaroplastia, mesmo sabendo dos possíveis riscos da blefaroplastia, é importante seguir algumas indicações para que seu procedimento fique o mais perfeito possível, como:

  • Pesquise e procure por um  médico oftalmologista de confiança para saber mais sobre  a cirurgia de blefaroplastia e entenda melhor se realmente esse é o procedimento indicado para o seu caso;
  • Realize todos os exames e consultas indicados;
  • Suspenda medicamentos anticoagulantes por no mínimo 10 dias antes do procedimento, com o consentimento de um especialista.

Indicações para o pós-operatório sem riscos da blefaroplastia:

Depois de seguir todas as orientações do pré-operatório da blefaroplastia e realizar o procedimento, é o momento de seguir as indicações para o pós-operatório, pois esse momento é extremamente importante para um bom resultado. Algumas das principais indicações são:

  • Nas primeiras 48 horas após o procedimento, é recomendado utilizar compressas frias, regadas com soro fisiológico a cada 30 minutos;
  • Realize o tempo de repouso total recomendado pelo seu médico oftalmologista;
  • Proteja a região dos olhos da exposição ao sol e ao vento pelo tempo determinado;
  • Evite levar as mãos aos olhos e coçar a região para que não ocorra a abertura dos pontos;
  • Durma com mais de um travesseiro ou travesseiros altos, para que a cabeça consiga ficar elevada, 
  • Evite ao máximo o contato dos olhos com o travesseiro;
  • Evite maquiagens e outros produtos na região dos olhos;
  • Mantenha uma alimentação normal e equilibrada, evitando álcool, tabaco e gorduras em excesso.

Seguir essas indicações e também qualquer outra que o seu especialista indicar, é fundamental para o bom resultado do procedimento, evitando complicações, como a fibrose palpebral, cicatrizes hipertróficas, infecções e entre outras.

Além disso, é importante seguir o cronograma de acompanhamento médico durante o processo de pós-operatório.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!