Os 4 melhores exercícios para fortalecer os olhos

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Fortalecer os olhos é tão importante quanto fortalecer os músculos do corpo humano. Além de melhorar diversos problemas oculares, auxiliará no tratamento de diversas doenças oculares, após recomendação médica. Por isso, trouxemos os 4 melhores exercícios de fortalecimento para te ajudar a descansar os olhos e evitar o agravamento de doenças oculares.

Como funciona os exercícios para fortalecer os olhos?

É importante ressaltar, no primeiro momento, que esses exercícios devem ser realizados após uma consulta com o seu oftalmologista e a detecção do problema visual, para realizar o tratamento mais recomendado.

Porém, assim como a prática de atividades físicas auxilia nosso corpo a ser mais forte, melhora em diversos aspectos da nossa qualidade de vida, os exercícios de fortalecimento dos olhos entram com o mesmo objetivo.

Como exercitar seus olhos?

Como o principal objetivo é fortalecer os músculos dos olhos, esses exercícios te ajudarão a se concentrar, facilitar a movimentação dos olhos e estimular o centro da visão do seu cérebro. Principalmente, para pessoas que trabalham em frente às telas, esses exercícios serão perfeitos para você!

Quem não deve fazer esses exercícios?

Pessoas que piscam muito, possuem dislexia, estrabismo, possui algum músculo ocular paralisado ou estrabismo, não deve praticá-los.

Os 4 exercícios para fortalecer seus olhos hoje mesmo!

Regra dos 20-20

Esse exercício é recomendado para qualquer pessoa que usam os olhos para trabalhos muito próximos, por exemplo, artesanato, desenhistas. Como o sistema de foco é muito utilizado, há alto risco de ficar fadigado. Além de secá-los. Outro benefício dessa prática é aliviar a tensão que possa surgir.

Assim, o exercício consiste em dar uma pausa para os olhos a cada 20 minutos, focando em um alvo mais distante por no mínimo 20 segundos.

Relaxe os olhos com as palmas da mão

Uma forma de relaxar os olhos depois do trabalho ou de evitar a fadiga ocular é relaxar ao redor dos olhos com a palma da mão. Assim, esfregue as duas mãos uma na outra para esquentá-las e, em seguida, coloque a mão nas maçãs do rosto, fechando os olhos e respirando fundo. Esse é um excelente exercício para relaxar o rosto.

fortalecer os olhos

Outra forma de relaxar os olhos com as palmas das mãos

Além da descrita acima, podemos relaxar os olhos de outra maneira. Coloque as duas palmas da mão sobre os olhos, certificando-se que não está sendo pressionado a região, por no mínimo 30 segundos, até todas as pós-imagens ficarem pretas também.

Visão lateral

Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Com os punhos fechados, levante os braços para que fiquem retos à sua frente, alinhados com os ombros. Mantenha os polegares apontando para cima. Feche os olhos e respire fundo várias vezes e concentre-se em relaxar os olhos e o corpo inteiro.

Abra os olhos quando estiver pronto para começar.

Escolha um objeto ou um ponto na parede que esteja bem na sua frente, na altura dos seus olhos. Mantenha a cabeça nessa posição fixa e a coluna reta. Concentre-se em cada um dos seguintes, um logo após o outro, mudando apenas sua visão (não sua cabeça):

  • O espaço entre as sobrancelhas
  • Seu polegar esquerdo
  • O espaço entre as sobrancelhas
  • Seu polegar direito
  • O espaço entre as sobrancelhas
  • Seu polegar esquerdo
  • O espaço entre as sobrancelhas
  • Seu polegar direito

Repita este exercício para os olhos aproximadamente 10 a 20 vezes. Quando terminar, feche os olhos e deixe-os descansar.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Agende Sua Consulta!