O que você precisa saber sobre a meibomite?

Compartilhe nas Redes:

A meibomite é uma inflamação na região das pálpebras, causando coceira, vermelhidão e até mesmo dor na região dos olhos, tornando-a facilmente confundida com a conjuntivite.

Hoje trouxemos tudo que você precisa saber sobre a meibomite, para que assim, você consiga buscar o acompanhamento médico e cuidados necessários para tratar a inflamação.

O que é a meibomite?

Como dito anteriormente, a meibomite é uma inflamação nas glândulas de gordura das pálpebras que estão localizadas na base dos cílios. Essas glândulas de gordura produzem o meibum, um óleo que lubrifica a região dos olhos.

Quando essa glândula de gordura está inflamada, gera uma irregularidade na produção do meibum, aumentando excessivamente a quantidade de óleo produzido. Essa produção excessiva causa o irritamento dos olhos, podendo prejudicar a visão.

Mas o que causa a meibomite?

As causas concretas da meibomite é pouco definida, mas está associada a causas inflamatórias ou bacterianas. Entretanto, ainda existem alguns fatores que podem auxiliar no mau funcionamento da glândula de produção do meibum, como:

  • Olho seco ou a síndrome do olho seco;
  • Idade;
  • Desregulação de hormônios;
  • Colesterol alto;
  • Doenças autoimunes;
  • Doenças oculares, como a conjuntivite;
  • Alguns tipos de medicamentos.

Quais são seus sintomas?

A meibomite tem sintomas comuns a problemas como a conjuntivite, fazendo com que muitos pacientes não deem sua devida atenção à inflamação, tratando-a de forma errada. 

Alguns desses sintomas são:

  • Coceira;
  • Ardência e/ou dor nos olhos;
  • Lacrimação em excesso, podendo ter aspecto espumoso na lágrima;
  • Vermelhidão;
  • Visão turva;
  • Colamento das pálpebras;

Caso apresente algum desses sintomas, procure um médico oftalmologista para realizar o diagnóstico correto e o melhor tratamento para o problema.

Como curar a meibomite?

Após receber o diagnóstico correto de que seu problema é a meibomite, o médico irá lhe indicar o melhor tratamento para a inflamação com pomadas antibióticas e anti-inflamatórios. Entretanto, existem alguns cuidados que podem auxiliar no processo de cura da meibomite, como:

  • Higienização diária com produtos específicos para os olhos;
  • Uso de compressas mornas;
  • Mudança nos hábitos alimentares, diminuindo a ingestão de gorduras e álcool;

O tratamento e os cuidados com a inflamação devem ser feitos de maneira correta, para que assim, reduza as chances de causar outros possíveis problemas, como a blefarite.

meibomite

Qual a diferença entre a meibomite e a blefarite?

A blefarite, assim como a meibomite, é uma doença inflamatória na região das pálpebras, porém, a blefarite pode ser consequência do crescimento excessivo de bactérias, acometendo toda a pálpebra diferente da meibomite que acomete apenas as glândulas de gordura das pálpebras.

A blefarite pode ser causada por diferentes tipos de doenças oculares, ou ainda gerada pelo mau tratamento da meibomite, o que faz com que o processo inflamatório se agrave, obstruindo as glândulas sebáceas da pálpebra

Como é feito o tratamento da blefarite?

Apesar se ser uma doença diferente da meibomite, o tratamento da blefarite é bastante parecido, sendo feito o uso de pomadas antibióticas e anti-inflamatórios, além de cuidados como o uso de compressas mornas e a higienização diária das pálpebras.

Como evitar a meibomite e a blefarite?

Apesar das inflamações não terem uma causa específica, existem alguns cuidados que podem auxiliar a evitar a meibomite e a blefarite, tal como:

  • Troca de fronhas e toalhas de rosto com frequência;
  • Higienização diária das pálpebras para que não ocorra o acúmulo de gorduras – lembrando de utilizar produtos neutros e próprios para a área dos olhos;
  • Uso de colírios em caso de olho seco ou síndrome do olho seco – desde que haja consentimento médico;
  • Limpeza frequente de pincéis e outros objetos utilizados para aplicar cremes e maquiagens na região dos olhos;

Além disso, idas frequentes ao seu médico oftalmológico de confiança, auxilia na prevenção dessas inflamações e também de outras possíveis doenças oculares.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista.

A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!