Conheça o Abril Marrom

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O que é o Abril Marrom?

Com o objetivo de diminuir o número de pessoas cegas no mundo, o Abril Marrom busca conscientizar a importância das pessoas buscarem acompanhamento oftalmológico para garantir a sua saúde. Dados da ONU mostram que 8 em cada 10 pessoas poderiam ter a cegueira evitada, se tivessem procurado acompanhamento médico prévio. 

A maioria das pessoas pensa que, só por estarem enxergando, seus olhos são saudáveis, e que realizar exames oftalmológicos são importantes somente quando sentem dificuldades para enxergar. Desta forma, quando chegam para buscar atendimento, a probabilidade de estarem com alguma doença em estágio avançado é muito grande.

O Abril Marrom propõe conscientizar e educar a população brasileira no combate à cegueira. Esta campanha foi criada pela Secretária de Saúde de São Paulo para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças que levam à perda de visão.

A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de diagnosticar doenças graves do olho. Muitas doenças que levam à cegueira somente são diagnosticadas em uma consulta completa. Existem momentos importantes em que precisamos procurar um oftalmologista. A primeira consulta deve ser realizada logo após o nascimento para detectar a presença de doenças graves como o retinoblastoma e a catarata congênita. 

No período pré-escolar, a avaliação é importante para diagnosticar os erros refracionais, como a Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia. Nesta idade, o diagnóstico da Ambliopia também pode ser feito. Após os 40 anos de vida, a avaliação oftalmológica é importante para diagnosticar doenças como o glaucoma e a Catarata, que são as principais causas de cegueira no mundo.

Quais são as principais doenças que podem causar cegueira?

O Abril Marrom é uma campanha criada para prevenir a cegueira.

Ambliopia

Também conhecida como “olho preguiçoso”. Ocorre em decorrência do não desenvolvimento correto da visão na infância (até idade escolar). Geralmente, está associada a problemas unilaterais (em um olho só) que não foram identificados a tempo.

Glaucoma 

Caracterizado pela alteração do nervo óptico, que leva ao dano das fibras nervosas e à perda do campo visual. Ela pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo do nervo óptico. 

Degeneração macular 

O centro da retina se deteriora, causando perda do campo central da visão. Nesta condição, os vasos sanguíneos crescem sob a retina, provocando a visão turva do paciente.

Retinopatia diabética 

Ela causa danos aos vasos sanguíneos da retina e incluem sintomas como borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir as cores. O seu tratamento pode ser feito a laser e, normalmente, acontece quando o paciente não tem um bom controle de sua Glicemia. 

Catarata

É a opacificação do cristalino (lente natural do olho) e seu principal sintoma é uma visão embaçada. A Catarata é tratada cirurgicamente  através da troca da lente natural do olho por uma artificial, melhorando a visão do paciente.

Neurite óptica 

É a inflamação do nervo óptico que impede que a informação captada pelo olho seja levada até o cérebro. Ela costuma ser associada à esclerose múltipla, sinalizando o aparecimento da doença. 

Não deixe de marcar uma consulta com o seu oftalmologista para avaliar e garantir a saúde dos seus olhos, bem como uma melhor qualidade de vida. A visão é o nosso principal órgão sensorial, e é por onde contatamos o mundo. Precisamos dar atenção a eles hoje para garantirmos a sua saúde no futuro. 

Conheça os serviços da Dra. Cristiane Bins em Porto Alegre

Agora que você já sabe mais sobre o Abril Marrom, ressaltamos a importância de conversar com o seu médico sobre como prevenir a cegueira. Conte com a Dra. Cristiane Bins para avaliar o seu caso e conversar sobre as melhores opções de tratamento! A Dra. Cristiane Bins é referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre, e está preparada para te atender com as melhores técnicas e serviços prestados. Clique aqui e marque uma consulta!

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!