Conheça o Abril Marrom

O que é o Abril Marrom?

Com o objetivo de diminuir o número de pessoas cegas no mundo, o Abril Marrom busca conscientizar a importância das pessoas buscarem acompanhamento oftalmológico para garantir a sua saúde. Dados da ONU mostram que 8 em cada 10 pessoas poderiam ter a cegueira evitada, se tivessem procurado acompanhamento médico prévio.

A maioria das pessoas pensa que, só por estarem enxergando, seus olhos são saudáveis, e que realizar exames oftalmológicos são importantes somente quando sentem dificuldades para enxergar. Desta forma, quando chegam para buscar atendimento, a probabilidade de estarem com alguma doença em estágio avançado é muito grande.

O Abril Marrom propõe conscientizar e educar a população brasileira no combate à cegueira. Esta campanha foi criada pela Secretária de Saúde de São Paulo para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças que levam à perda de visão.

A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de diagnosticar doenças graves do olho. Muitas doenças que levam à cegueira somente são diagnosticadas em uma consulta completa. Existem momentos importantes em que precisamos procurar um oftalmologista. A primeira consulta deve ser realizada logo após o nascimento para detectar a presença de doenças graves como o retinoblastoma e a catarata congênita.

No período pré-escolar, a avaliação é importante para diagnosticar os erros refracionais, como a Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia. Nesta idade, o diagnóstico da Ambliopia também pode ser feito. Após os 40 anos de vida, a avaliação oftalmológica é importante para diagnosticar doenças como o glaucoma e a Catarata, que são as principais causas de cegueira no mundo.

Quais são as principais doenças que podem causar cegueira?

O Abril Marrom é uma campanha criada para prevenir a cegueira.

Ambliopia

Também conhecida como “olho preguiçoso”. Ocorre em decorrência do não desenvolvimento correto da visão na infância (até idade escolar). Geralmente, está associada a problemas unilaterais (em um olho só) que não foram identificados a tempo.

Glaucoma

Caracterizado pela alteração do nervo óptico, que leva ao dano das fibras nervosas e à perda do campo visual. Ela pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo do nervo óptico.

Degeneração macular

O centro da retina se deteriora, causando perda do campo central da visão. Nesta condição, os vasos sanguíneos crescem sob a retina, provocando a visão turva do paciente.

Retinopatia diabética

Ela causa danos aos vasos sanguíneos da retina e incluem sintomas como borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir as cores. O seu tratamento pode ser feito a laser e, normalmente, acontece quando o paciente não tem um bom controle de sua Glicemia.

Catarata

É a opacificação do cristalino (lente natural do olho) e seu principal sintoma é uma visão embaçada. A Catarata é tratada cirurgicamente  através da troca da lente natural do olho por uma artificial, melhorando a visão do paciente.

Neurite óptica

É a inflamação do nervo óptico que impede que a informação captada pelo olho seja levada até o cérebro. Ela costuma ser associada à esclerose múltipla, sinalizando o aparecimento da doença.

Não deixe de marcar uma consulta com o seu oftalmologista para avaliar e garantir a saúde dos seus olhos, bem como uma melhor qualidade de vida. A visão é o nosso principal órgão sensorial, e é por onde contatamos o mundo. Precisamos dar atenção a eles hoje para garantirmos a sua saúde no futuro.

Conheça os serviços da Dra. Cristiane Bins em Porto Alegre

Agora que você já sabe mais sobre o Abril Marrom, ressaltamos a importância de conversar com o seu médico sobre como prevenir a cegueira. Conte com a Dra. Cristiane Bins para avaliar o seu caso e conversar sobre as melhores opções de tratamento! A Dra. Cristiane Bins é referência em Oftalmologia na Zona Sul de Porto Alegre, e está preparada para te atender com as melhores técnicas e serviços prestados. Clique aqui e marque uma consulta!

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Plástica Ocular

O que é plástica ocular?

A Plástica Ocular é uma subespecialidade da oftalmologia que, como você sabe, é o ramo da Medicina que trata os olhos. Mas diferente do que muita gente imagina, a cirurgia plástica ocular não é feita dentro dos olhos e sim ao redor, tanto para finalidade reparadora e funcional quanto para estética.

Estrabismo

O que é o estrabismo?

Chamamos de estrabismo a condição que deixa os olhos da pessoa desalinhados, quando eles apontam em direções diferentes. Popularmente conhecido como vesgos, as pessoas com estrabismo podem ter os olhos convergentes, quando o olho desvia para dentro, divergentes, quando desvia para fora, e também na vertical, em que o desvio ocorre para cima ou para baixo.

lacrimejamento

O que é o lacrimejamento?

A nossa lágrima é produzida a todo momento pela glândula lacrimal principal e por outras pequenas glândulas acessórias, distribuídas por todo o olho. Essa lágrima segue um caminho natural em direção a dois pontos localizados no canto de dentro dos olhos, chamados de pontos lacrimais – como se fossem os ralos de drenagem das lágrimas.