Blefaroplastia: saiba como a cirurgia funciona e quando ela é indicada

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A Blefaroplastia é uma cirurgia de Plástica Ocular em que há retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura que ficam nas pálpebras. Muitas vezes a queixa é estética mas, em alguns casos, ela pode ser funcional.  O excesso de pele acaba atrapalhando o campo de visão do paciente, e esta flacidez da pálpebra pode causar lacrimejamento ou algumas outras queixas. 

Como a cirurgia de Blefaroplastia é realizada?

A cirurgia de Blefaroplastia é feita no centro cirúrgico, podendo ser tanto em uma clínica especializada quanto em um hospital, e a alta é prevista no mesmo dia. Chamamos de cirurgia ambulatorial pelo paciente ter a liberação para ir para casa em menos de 24 horas. A anestesia é local, junto com sedação, com a participação de um anestesista em sala para fazer todo o procedimento da forma mais segura possível. 

Antes de entrar na sala de cirurgia, o médico vai fazer uma marcação das pálpebras para medir a quantidade de pele excedente e as bolsas de gordura que serão tiradas durante a cirurgia da Blefaroplastia.

Essa incisão fica escondida no sulco palpebral, não aparecendo quando o paciente estiver de olhos abertos. Quando a cirurgia é realizada na pálpebra inferior, a incisão fica abaixo da linha dos cílios. Logo depois da cirurgia de Blefaroplastia, é preciso colocar gazes úmidas em cima das pálpebras para evitar edema e roxidão na região

A cirurgia de Blefaroplastia é indicada para homens e mulheres, tanto por queixa estética quanto funcional. A idade varia muito por conta das questões genéticas, ambientais e da qualidade de vida do paciente. Pode ser indicado tanto para pacientes jovens quanto para pacientes mais idosos. 

Como o paciente deve se preparar para a cirurgia de Blefaroplastia?

A parte mais importante do processo cirúrgico é a consulta prévia porque o paciente vai tirar todas as dúvidas. Na consulta vai ser feito o exame da pálpebra, a posição que estão os supercílios (as sobrancelhas) e a medição da pálpebra em si pra ver se tem ptose ou se é só excesso de pele. Também vai ser avaliado o filme lacrimal através das Lâmpadas de Fenda e colírios. Se o paciente apresentar olho seco, a técnica vai ser diferenciada para preservar a fenda palpebral e evitar que a pessoa sinta o olho mais ressecado depois da cirurgia. 

O que é Ptose palpebral?

Blefaroplastia
A Blefaroplastia ajuda no tratamento da pálpebra caída.

A Ptose Palpebral acontece quando o músculo responsável por fechar e abrir o olho se desprende, causando um fechamento da fenda palpebral. Este músculo pode se desprender com o avanço da idade ou até mesmo no nascimento. Então ao invés da pessoa ter o olho aberto, ele fica um pouco mais caído. 

Blefaroplastia e o pós operatório

Geralmente, o pós-operatório da cirurgia de Blefaroplastia é tranquilo e não apresenta desconfortos mas, como a dor é algo individual, analgésicos simples podem ser receitados para que a pessoa fique confortável durante a recuperação. Também é prescrito pomadas e colírios para serem usados. Ressaltamos a importância do médico conversar com o paciente sobre o pós operatório porque ele é imprescindível para um bom resultado cirúrgico. 

O que deve ser feito durante o pós-operatório:

  • compressas geladas várias vezes ao dia. Quanto mais vezes forem feitas, menos roxo e inchado vai ficar. Nas 72 horas após o procedimento é importante usar a compressa gelada o máximo que conseguir;
  • cabeça elevada. É importante para que o inchaço diminua, já que a pálpebra é uma região com muita vascularização e tende a formar este inchaço;
  • repouso relativo;
  • evitar exposição solar, usar óculos de sol e, de preferência, nos primeiros dias, algum chapéu para não comprometer a cicatrização.

Quais são as complicações da cirurgia de Blefaroplastia?

Elas são raras e podem ser diminuídas com o pré-operatório feito: as medidas, fotografias, avaliação do olho e da saúde ocular são muito importantes para que o pós-operatório não venha com complicações. 

Quais são as queixas que correspondem a via lacrimal?

Pessoas que lacrimejam o tempo todo podem ter uma obstrução na via lacrimal, então muitas vezes é preciso fazer sondagem ou até cirurgia para melhorar a condição do paciente. 

Para entender mais sobre Plástica Ocular, você pode dar continuidade à sua leitura com essa matéria aqui

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

WhatsApp chat