10 ótimos exercícios para melhorar a sua visão

Compartilhe nas Redes:

Exercício 1: piscar por um minuto 

Este exercício ajuda a regular a circulação sanguínea dentro dos olhos. Piscar é uma excelente maneira de relaxá-los e possui três funções: ajuda a lubrificar os seus olhos, limpá-los e descansá-los da luz. Se você ficar sem piscar frequentemente, seus olhos se tornam secos, o que leva a inflamação e visão deficiente. 

Faça este exercício regularmente para adotar o hábito de piscar frequentemente. Você pode realizá-lo em qualquer lugar, por 30 a 60 segundos. Essa prática é especialmente útil para aqueles que trabalham com qualquer coisa que exige muita atenção. 

Exercício 2: gire a cabeça enquanto olha para frente. 

Este exercício também aumenta a circulação sanguínea nos seus olhos. Você precisa virar sua cabeça em movimento circular enquanto olha para frente. Em primeiro lugar, vire lentamente a cabeça da direita para a esquerda, e depois de cima para baixo. Continue olhando para frente. Você pode fazê-lo por 30 a 60 segundos, dependendo do seu tempo livre.

Exercício 3: olhar para direita e para a esquerda.

Novamente, você pode realizá-lo por 30 a 60 segundos. Para fazê-lo corretamente, primeiro você precisa olhar à direita. Faça isso lentamente enquanto inspira. Em seguida, mova lentamente seu olhar à esquerda e expire. Lembre-se de que você deve realizá-lo lentamente e, depois de terminar, feche os olhos por alguns segundos. 

Exercício 4: feche os olhos e relaxe. 

Acredita-se que a escuridão ajuda a fortalecer as células fotorreceptoras de luz em seus olhos e, por sua vez, pode contribuir para uma visão clara. Tudo o que você precisa fazer é fechar os olhos e relaxar. O mais importante é relaxar completamente as pálpebras. Pense em algo que você gosta de fazer, suas férias ou outras coisas agradáveis e fique com os olhos fechados por pelo menos 30 segundos. 

Exercício 5: mova seu olhar em diferentes direções. 

Esta atividade melhora todos os aspectos da sua percepção visual, ele é adequado para Miopia e Hipermetropia. Você deve mover seu olhar em direções diferentes. Primeiro, olhe para um lado e para o outro por cinco segundos. Agora, olhe para cima e depois para baixo por mais cinco segundos. Depois disso, rode seus olhos em movimentos circulares. Em seguida, desenhe a forma do 8 com seus olhos. Use o tempo que for necessário, sem pressa. 

Apesar de não ser uma prática comum, exercitar os olhos é muito importanter para manter a sua saúde em dia! E, lembre-se, é importante visitar seu médico para uma avaliação completa da sua visão!

Exercício 6: feche e abra seus olhos 

Abrir e fechar os olhos ajuda a relaxar a sua musculatura e aumenta a sua circulação sanguínea. Feche os olhos de forma bem apertada por 3 a 5 segundos, e depois abra-os. Você deve repetir este exercício sete vezes. 

Exercício 7: aperte suas têmporas com os dedos

Este exercício melhora o fluxo de fluido intraocular. Aperte ligeiramente as duas têmporas com os dedos e mantenha essa pressão por cerca de dois segundos. Você deve repetir de 4 a 5 vezes. 

Exercício 8: Desenhe figuras geométricas com o seu olhar. 

Mantendo seus olhos abertos, desenhe figuras geométricas simples com o seu olhar. Você pode começar com um triângulo e, em seguida, desenhar um grande retângulo. Você também pode desenhar um quadrado e um círculo. Depois, você pode avançar para formas mais complicadas como o trapézio e o paralelepípedo. 

Exercício 9: mova seu globo ocular para cima e para baixo. 

Primeiro, feche seus olhos. Agora, mova lentamente o seu globo ocular para cima e para baixo. Continue fazendo isso de forma devagar e com os olhos fechados. Você pode repetir o exercício de 5 a 10 vezes. 

Exercício 10: fortaleça seus olhos para focar de perto e de longe. 

Primeiro, sente-se em uma cadeira ou fique de pé diante de uma parede lisa. Coloque o polegar cerca de 25 centímetros à frente do seu rosto e foque o olhar ali. Você também pode focar em um objeto que esteja entre 15 a 20 centímetros de distância, entre 10 a 15 segundos. Depois, foque em um objeto que esteja entre 3 a 6 metros à sua frente, sem mover a cabeça. Você deve se concentrar no objeto por 10 a 15 segundos. Sem pressa, use o tempo que for necessário. Após, foque novamente no seu polegar. Pratique esta atividade 5 vezes. 

Continue a realizar estes 10 exercícios regularmente e você verá excelentes resultados em um curto período de tempo. Para alcançar o melhor resultado possível, você também precisa monitorar sua saúde. De acordo com especialistas, uma boa visão também depende da sua dieta. Lembre-se de que o melhor alimento é sempre o mais natural e com menor cozimento possível pois, assim, se mantém a maior quantidade de vitaminas. E, se precisar, agende uma consulta com o seu oftalmologista.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!