Envelhecimento das pálpebras

Compartilhe nas Redes:

Com o passar dos anos a área dos olhos vai sofrendo mais alterações e, principalmente a partir dos 40 anos de idade, o envelhecimento das pálpebras começa a acontecer. Não é só a pele que adquire esta flacidez e sim todas as camadas que compõem a região. Quando existe uma flacidez da pele, o paciente tem a sensação de ter uma pele sobrando. Isso quer dizer que essa pele vai aumentando e, com o tempo, vai caindo sobre os cílios, o que dá uma sensação de cansaço e envelhecimento das pálpebras no paciente. 

Em estágios muito avançados de envelhecimento das pálpebras, a flacidez pode alterar até mesmo o campo visual do paciente. Isto faz com que a pálpebra fique mais pesada e que o paciente tenha que forçar a abertura ocular pelo excesso de pele na região. 

O que são bolsas de gordura?

Outro ponto importante, e que também está relacionado ao processo de envelhecimento das pálpebras, são as bolsas de gordura. Com o envelhecimento, as pessoas passam a desenvolver o prolapso de bolsa, que dá uma sensação visual de olhar pesado, lembrando um edema ou um olho inchado quando acordarmos.

As principais queixas dos pacientes com o processo de envelhecimento das pálpebras é o excesso de pele da pálpebra superior e inferior e das bolsas de gordura, ou seja, um relevo projetado que marca a bolsa de gordura. 

Por que as bolsas de gordura aparecem?

Elas não existiam e passaram a existir com a idade ou elas já existem, mas com o passar do tempo elas vão se prolapsando e ficam mais evidentes?

As bolsas de gordura servem como amortecedores do globo ocular, então elas existem desde a infância até a fase adulta. Com o passar dos anos a membrana, que fica na frente destas bolsas de gordura, vai se relaxando e perdendo a força em mantê-las dentro da órbita ocular. Com isso, essas bolsas vão se tornando prolapsadas e marcadas, dando um aspecto de envelhecimento e, principalmente, de olho inchado e de uma face cansada.

Qual a cirurgia indicada para melhorar o envelhecimento das pálpebras? 

A cirurgia indicada, pelo médico Oftalmologista, para correção do excesso de pele nas pálpebras, associada ou não à correção das bolsas de gordura prolapsadas é a Blefaroplastia. 

O processo de envelhecimento das pálpebras acontece desde o processo cutâneo, das bolsas de gordura e alteração do septo orbitário, até  um grande processo de envelhecimento a nível ósseo. Quando comparamos um crânio de uma pessoa acima de 50 anos com o de uma mais jovem, podemos perceber que a área referente ao rebordo orbitário é mais amendoado, sendo mais longo e fechado.

Como a absorção óssea acontece?

Com o passar dos anos,  que acompanha o processo de envelhecimento e a absorção óssea, o rebordo ocular vai ficando mais quadrado e maior. Ou seja, ele literalmente vai ter uma abertura e um aumento deste espaço. O que também leva a uma queda dos tecidos, principalmente dos coxins de gordura da região das maçãs do rosto, aumentando a distância dos cílios e do rebordo orbitário. Isto faz com que o paciente ganhe um aspecto de cansaço por deixar as orelhas mais evidentes e o olho ficar fundo, mesmo com a presença das bolsas.

A importância da consulta médica

Se você estiver notando alguns desses sinais de envelhecimento nos olhos, marque uma avaliação com seu médico para saber qual é o melhor tratamento. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados pré e pós operatórios e, principalmente, quais os procedimentos cirúrgicos são indicados para te ajudar a elevar a sua estima. Mas, lembre-se, é importante aceitarmos o envelhecimento do nosso corpo para termos um corpo e mente ainda mais saudáveis.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. Se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta. 

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher de meia idade, feliz, destaca a área dos olhos com a mão esquerda.

Cirurgia plástica ocular: especialidade que vai além da estética!

A Cirurgia Plástica Ocular, ou Oculoplástica, é uma subespecialidade da oftalmologia que se dedica à reconstrução e rejuvenescimento das estruturas ao redor dos olhos. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, ela não se resume à blefaroplastia estética – a correção das pálpebras caídas devido ao processo de envelhecimento.

Close no olho azul de um homem jovem que está segurando uma lente de contato com o dedo indicador.

Cuidados com lentes de contato

Certamente, o uso de lentes de contato oferece uma liberdade e conveniência inigualáveis para milhões de pessoas em todo o mundo. Elas oferecem um campo visual mais amplo e natural, se comparado aos óculos de grau, sem armações que atrapalhem a visão. Proporcionam liberdade para atividades físicas e não embaçam com mudanças de temperatura. Além disso, muitos optam pelas mesmas por uma questão de estética, preferindo manter sua aparência natural.

Close do rosto de uma mulher madura sendo marcado para a realização de uma blefaroplastia

Cuidados pós-cirúrgicos – Blefaroplastia

O excesso de pele e bolsas nas pálpebras, sem dúvida, cria uma aparência permanentemente cansada, triste ou envelhecida, que não reflete a vitalidade que a pessoa sente internamente. As pessoas desejam rejuvenescer os olhos com Blefaroplastia porque o olhar é um dos principais focos de expressão e comunicação humana. 

Agende Sua Consulta!