Canaliculite

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Você já ouviu falar da canaliculite? Sabe diferenciar da conjuntivite? Infecções oculares são extremamente comuns, e por isso é fundamental entender a diferença entre cada uma delas.

No post de hoje, trouxemos uma breve explicação sobre a canaliculite e tudo que você precisa saber sobre essa infecção.

O que é canaliculite?

A canaliculite é uma infecção rara e crônica causada comumente pela bactéria Actinomyces israelli. Devido o seu quadro infeccioso desencadear uma conjuntivite, muitas vezes ela pode ser confundida com essa infecção. Porém a canaliculite ocorre no canalículo das vias lacrimais, porção da via lacrimal localizada bem no canto interno da pálpebra.

E qual a diferença da conjuntivite?

Primeiramente, a conjuntivite é uma inflamação causada na conjuntiva, membrana transparente a qual a parte superficial do olho. Essa doença pode ter causas crônicas ou agudas e normalmente acaba afetando os dois olhos, já que é uma doença infecciosa que dá a sensação de que há areia nos olhos, secreção e inchaço nas pálpebras.

Quais são os sintomas da canaliculite?

Um dos principais sintomas da canaliculite é a formação de pequenos dacriólitos (ou pedras), que são pequenas concreções formadas por grânulos de enxofre. Com a presença desses dacriólitos múltiplos ocorre a obstrução do canal causando:

  • Inchaço de cor avermelhada;
  • Liberação de líquido semelhante ao pus;

Qual é o tratamento da canaliculite?

Após o diagnóstico clínico da canaliculite, geralmente realizado a partir de exames de pressão no ponto avermelhado, confirmando o diagnóstico a partir do corrimento de pus. Ou pela utilização de sondas.

O diagnóstico de canaliculite é clínico. O punctum, ou ponto, tem um aspecto vermelho inchado, e a margem palpebral canalicular também é eritematosa e edemaciada. Em contraste, a própria região do saco lacrimal é tipicamente normal. A pressão sobre o ponto ou canalículo irá expressar corrimento purulento confirmando o diagnóstico. A sondagem lacrimal revela sinais diagnósticos adicionais, como uma sensação de irritação (irregular, áspera) ao analisar o canalículo, que indica concreções no sistema de drenagem.

O tratamento pode ser feito através de antibióticos de amplo espectro ou pelo tratamento cirúrgico, conhecido como canaliculotomia, onde é realizado por uma incisão linear no lado conjuntivo do canalículo, ou margem da pálpebra, e curetagem das concreções.

Dessa forma, é de extrema importância que um médico oftalmologista seja consultado, para o diagnóstico correto da infecção.

Canaliculite crônica:

Existem diversas pesquisas que apontam que a irrigação intracanalicular com antibióticos de amplo espectro pode evitar a necessidade de tratamento cirúrgico no tratamento da Canaliculite crônica, o desbridamento canalicular na forma de canaliculotomia ainda é a base do tratamento e é mais eficaz do que o tratamento conservador. A canaliculotomia é realizada por uma incisão linear no lado conjuntival do canalículo, ou margem da pálpebra, e curetagem das concreções. Alguns cirurgiões defendem a extensão da incisão para incluir o ponto ou poupar o ponto. A colocação de um stent de silicone também pode ser indicada para prevenir a cicatrização do canalículo inflamado no pós-operatório. A intervenção cirúrgica deve ser combinada com gotas tópicas de antibióticos.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

O orifício punctal está inchado, vermelho e voltado para fora no olho envolvido. A inflamação pericanalicular caracterizada por edema do canalículo com conjuntivite geralmente é observada. Pressionando o ponto ou canalículos irá expressar descarga mucóide, muitas vezes com concreções granulares sólidas.

Há também o diagnóstico diferencial que inclui conjuntivite crônica, dacriocistite, plugues de punctal migrados e raramente carcinoma de canalículo lacrimal.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!