10 coisas que seus olhos podem dizer sobre a sua saúde

Compartilhe nas Redes:

O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas, ou refletidas por objetos, em impulsos elétricos que serão enviados ao nosso cérebro. Os olhos são muito importantes para todos nós, mas será que sabemos tudo sobre eles? 

Você já sentiu sensações desagradáveis em seus olhos? Como inchaço, comichão ou vermelhidão? Para a maioria de nós, um bom descanso e sono tranquilo são suficientes para restaurar a visão. Mas existem alguns sinais importantes que você nunca deve ignorar. Aqui estão 10 sintomas que são motivos para você consultar um médico imediatamente:

Manchas brancas na córnea

Este é um fenômeno bastante comum entre as pessoas que usam lentes de contato e pode ser sinal de uma infecção na córnea. Mesmo pequenas lesões oculares causadas pelo uso de lentes de contato podem levar a uma infecção e, posteriormente, a uma úlcera da córnea. Pessoas que usam lente com validade expirada ou lentes de contato diárias durante um longo período de tempo (incluindo a noite) correm um risco maior.

Visão embaçada

A miopia não é o único motivo para uma visão turva: pode ser um sinal de diabetes. Quando, além da visão turva, você observar brilhos e halos ao redor das luzes, isso pode indicar catarata – uma opacificação parcial ou completa da lente do olho.

Olhos vermelhos

A causa dos olhos vermelhos pode ser o sono insuficiente, o trabalho prolongado ou a exposição ao vento ou ao sol. Se os olhos ficarem vermelhos sem um motivo particular, pode significar doenças como aumento da pressão intraocular (glaucoma), alta pressão intracraniana e diabetes. Se seus olhos permanecerem vermelhos por um longo período de tempo, você precisa visitar um médico o mais rápido possível.

Olhos secos

Os olhos são os principais prejudicados com o uso excessivo de computadores

Olhos secos causam desconforto e coceira, e coçar muito pode danificar a delicada pele ao redor deles. Isso leva flacidez da pálpebra e rugas, e também aumenta o efeito do ar, tornando os olhos ainda mais secos. A causa mais comum da coceira no olho é alergia sazonal.

Caso a secura excessiva seja acompanhada por uma maior sensibilidade à luz, pode indicar a Síndrome de Sjögren, uma doença rara do sistema imunológico.

Manchas transparentes na frente dos olhos 

Estas manchas são normalmente visíveis contra um fundo de céu claro, ou uma parede branca bem iluminada. De vez em quando todos nós vemos essas manchas, mas se a quantidade aumentar pode ser um sinal de alerta: isso pode alertar ruptura ou desprendimento da retina. 

Olhos vermelhos inchados

Isso é uma consequência da fadiga e da falta de sono e, muitas vezes, pode ser confundido com sintomas de infecção. Esse sintoma também pode aparecer nos amantes dos colírios com efeito de branqueamento. Tenha em mente que o uso prolongado pode fazer  mais mal do que bem. 

Um ponto amarelado perto da íris

Algumas pessoas notam uma área amarelada ou uma protuberância no branco do olho, chamada pinguécula ocular. Isso é um sinal de envelhecimento da conjuntiva, que é encontrado principalmente em idosos. 

O desenvolvimento desta doença é provocado por raios ultravioletas, de modo que, na maioria das vezes, aparecem em pessoas que passam muito tempo ao sol. Este ponto pode ser comparado a um calo na pele, e também ocorre com irritação sistemática do vento, poeira e fumaça. A pinguécula é um nódulo benéfico que não prejudica a visão 

Lágrimas involuntárias

Parece um pouco paradoxal, mas as lágrimas involuntárias podem ser um sinal de olho seco. É dessa forma que o olho tenta compensar a falta de umidade. Esse fenômeno é comum entre aqueles que passam muito tempo no computador ou na frente da televisão. De repente, ficou difícil fechar os olhos e controlar as lágrimas? Pode ser um sintoma de paralisia do nervo, que controla os músculos do rosto e também pode ser uma complicação de uma infecção viral. 

Um ponto escuro com linhas onduladas cintilantes

Estes sintomas podem indicar uma má circulação no cérebro. No entanto, como regra, os pontos que aparecem e desaparecem do campo visual indicam a opacidade do corpo vítreo. A causa mais comum é o envelhecimento geral do corpo. No entanto, as pessoas de maior risco são as com transtornos metabólicos: diabetes, distúrbios vasculares e dietas sem acompanhamento. 

Imagem que desaparece do campo visual

Se, de vez em quando, você notar uma imagem que desaparece de certas áreas, do seu campo visual, este é um sinal de enxaqueca ocular. Pode ser acompanhada por dores de cabeça devido a distúrbios circulatórios cerebrais. A enxaqueca ocular é inofensiva e, infelizmente, não há uma explicação exata do motivo e não há métodos de tratamento. 

 

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!