Dor de cabeça: sinal de problemas oculares?

Compartilhe nas Redes:

A alta frequência de dor de cabeça pode significar alguns tipos de doenças oculares e é necessário uma maior atenção. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações sobre as doenças oculares que causam a enxaqueca.

O que é enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença que pode ser crônica ou ligada a outros fatores, como problemas na visão e sinusite, distúrbios hormonais, álcool em excesso, alguns tipos de alimento, estresse e também exercícios físicos em exagero.

A enxaqueca é uma doença que necessita de acompanhamento médico, para que não se agrave e seu tratamento é feito a partir do uso de medicamentos e também mudanças na rotina.

Uma dúvida muito comum é em qual momento a enxaqueca pode ser sinal de problemas oculares. Falaremos sobre esse assunto no tópico abaixo.

Como é a dor de cabeça de quem tem problema de vista?

Com sintomas variáveis, normalmente as dores de cabeça oculares são causadas por distúrbios ou doenças nos olhos. Geralmente esses problemas estão relacionadas a sintomas como:

  • Perda momentânea da visão;
  • Pontos escuros na visão;
  • Distorção de imagem;

Os problemas oculares necessitam de acompanhamento oftalmológico. Caso não ocorra a busca por atendimento médico para solucionar a raiz do problema, o quadro pode acabar se agravando e causando sintomas piores, como:

  • Ptose (caimento da pálpebra)
  • Estrabismo;
  • Aumento no tamanho da pupila.

Como saber se a dor de cabeça e falta de óculos?

As características da dor de cabeça relacionada a falta de óculos é um pouco diferente das dores comuns e possui sintomas característicos. Geralmente intensificada ao redor dos olhos após tentar fazer esforços visuais.

Além disso, a dor de cabeça relacionada a dificuldade na visão, pode apresentar outros sintomas, como: 

  • Perda do foco em objetos;
  • Vermelhidão na parte branca dos olhos;
  • Necessidade de forçar a visão ou aproximar/afastar objetos para conseguir enxergar corretamente;
  • Horários específico para as dores acontecem principalmente quando a rotina do dia está muito intensificada;

Doenças relacionadas a enxaqueca ocular

Além de ser a causa de problemas de visão, a enxaqueca pode estar ligada a alguns tipos de doenças oculares, sendo necessário uma atenção maior e também acompanhamento oftalmológico.

Glaucoma agudo

O glaucoma é uma doença que surge através da danificação do nervo que liga o cérebro ao olho. De maneira geral não costuma apresentar sintomas além da perda gradativa da visão.

Porém nos casos agudos, também conhecidos sintomáticos, podem causar grandes dores de cabeça.

Estrabismo

O estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo dos olhos, transmitindo mais de uma visão ao cérebro. Esse distúrbio, quando não tratado, pode causar fortes dores de cabeça.

Uveíte

É uma doença inflamatória, que acomete totalmente a úvea ou apenas algumas partes da mesma e em casos graves, também pode afetar o nervo ocular.

Essa doença também pode ser uma das causadoras da enxaqueca oftalmológica.

Problemas de visão

Doenças como hipermetropia, miopia e astigmatismo são as principais causadoras da enxaqueca ocular. O erro da entrada de luz pela retina causa distorção de imagem.

Herpes Zoster 

É uma doença viral, transmitida através do contato de mucosas com o agente contagioso. Essa doença pode acometer os olhos e é considerada extremamente grave quando chega na região ocular, podendo causar perda irreversível da visão.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Close up do olho claro de uma mulher que realizou uma cirurgia plástico ocular.

Duração dos resultados da blefaroplastia 

A duração dos resultados da blefaroplastia é um dos seus maiores atrativos, sendo esta considerada uma das cirurgias plásticas com efeitos mais duradouros. 
De modo geral, os resultados principais são permanentes para certas estruturas, enquanto outras mudanças continuarão seguindo o processo natural de envelhecimento. A longevidade pode variar de 10 a 15 anos ou mais, dependendo de uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos.

Mulher de meia idade, feliz, destaca a área dos olhos com a mão esquerda.

Cirurgia plástica ocular: especialidade que vai além da estética!

A Cirurgia Plástica Ocular, ou Oculoplástica, é uma subespecialidade da oftalmologia que se dedica à reconstrução e rejuvenescimento das estruturas ao redor dos olhos. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, ela não se resume à blefaroplastia estética – a correção das pálpebras caídas devido ao processo de envelhecimento.

Close no olho azul de um homem jovem que está segurando uma lente de contato com o dedo indicador.

Cuidados com lentes de contato

Certamente, o uso de lentes de contato oferece uma liberdade e conveniência inigualáveis para milhões de pessoas em todo o mundo. Elas oferecem um campo visual mais amplo e natural, se comparado aos óculos de grau, sem armações que atrapalhem a visão. Proporcionam liberdade para atividades físicas e não embaçam com mudanças de temperatura. Além disso, muitos optam pelas mesmas por uma questão de estética, preferindo manter sua aparência natural.

Agende Sua Consulta!