Envelhecimento das pálpebras

Compartilhe nas Redes:

Com o passar dos anos a área dos olhos vai sofrendo mais alterações e, principalmente a partir dos 40 anos de idade, o envelhecimento das pálpebras começa a acontecer. Não é só a pele que adquire esta flacidez e sim todas as camadas que compõem a região. Quando existe uma flacidez da pele, o paciente tem a sensação de ter uma pele sobrando. Isso quer dizer que essa pele vai aumentando e, com o tempo, vai caindo sobre os cílios, o que dá uma sensação de cansaço e envelhecimento das pálpebras no paciente. 

Em estágios muito avançados de envelhecimento das pálpebras, a flacidez pode alterar até mesmo o campo visual do paciente. Isto faz com que a pálpebra fique mais pesada e que o paciente tenha que forçar a abertura ocular pelo excesso de pele na região. 

O que são bolsas de gordura?

Outro ponto importante, e que também está relacionado ao processo de envelhecimento das pálpebras, são as bolsas de gordura. Com o envelhecimento, as pessoas passam a desenvolver o prolapso de bolsa, que dá uma sensação visual de olhar pesado, lembrando um edema ou um olho inchado quando acordarmos.

As principais queixas dos pacientes com o processo de envelhecimento das pálpebras é o excesso de pele da pálpebra superior e inferior e das bolsas de gordura, ou seja, um relevo projetado que marca a bolsa de gordura. 

Por que as bolsas de gordura aparecem?

Elas não existiam e passaram a existir com a idade ou elas já existem, mas com o passar do tempo elas vão se prolapsando e ficam mais evidentes?

As bolsas de gordura servem como amortecedores do globo ocular, então elas existem desde a infância até a fase adulta. Com o passar dos anos a membrana, que fica na frente destas bolsas de gordura, vai se relaxando e perdendo a força em mantê-las dentro da órbita ocular. Com isso, essas bolsas vão se tornando prolapsadas e marcadas, dando um aspecto de envelhecimento e, principalmente, de olho inchado e de uma face cansada.

Qual a cirurgia indicada para melhorar o envelhecimento das pálpebras? 

A cirurgia indicada, pelo médico Oftalmologista, para correção do excesso de pele nas pálpebras, associada ou não à correção das bolsas de gordura prolapsadas é a Blefaroplastia. 

O processo de envelhecimento das pálpebras acontece desde o processo cutâneo, das bolsas de gordura e alteração do septo orbitário, até  um grande processo de envelhecimento a nível ósseo. Quando comparamos um crânio de uma pessoa acima de 50 anos com o de uma mais jovem, podemos perceber que a área referente ao rebordo orbitário é mais amendoado, sendo mais longo e fechado.

Como a absorção óssea acontece?

Com o passar dos anos,  que acompanha o processo de envelhecimento e a absorção óssea, o rebordo ocular vai ficando mais quadrado e maior. Ou seja, ele literalmente vai ter uma abertura e um aumento deste espaço. O que também leva a uma queda dos tecidos, principalmente dos coxins de gordura da região das maçãs do rosto, aumentando a distância dos cílios e do rebordo orbitário. Isto faz com que o paciente ganhe um aspecto de cansaço por deixar as orelhas mais evidentes e o olho ficar fundo, mesmo com a presença das bolsas.

A importância da consulta médica

Se você estiver notando alguns desses sinais de envelhecimento nos olhos, marque uma avaliação com seu médico para saber qual é o melhor tratamento. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados pré e pós operatórios e, principalmente, quais os procedimentos cirúrgicos são indicados para te ajudar a elevar a sua estima. Mas, lembre-se, é importante aceitarmos o envelhecimento do nosso corpo para termos um corpo e mente ainda mais saudáveis.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. Se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta. 

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher loira com cabelos longos e lisos esfrega os olhos com a mão, demostrando irritação ocular.

Olho seco pós-cirurgia ocular 

Uma das condições oculares bastante comum, para quem acabou de realizar uma cirurgia ocular, é a sensação de estar com os olhos secos. E, certamente, isso acaba  afetando a qualidade de vida e a recuperação do paciente. Muitas vezes, até desperta dúvidas sobre o resultado do procedimento.  

Entretanto, esse sintoma é normal. O olho seco  é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou pela evaporação excessiva das mesmas. Logicamente, isso resulta em desconforto, visão turva e outros sintomas incômodos.

Mulher elegante com pele perfeita e olhos rejuvenescidos por blefaroplastia.

Blefaroplastia! Que tal um olhar repaginado?

Certamente quem passou dos 40 anos começou a observar que a região ocular não ganha apenas rugas e marcas de expressão com o decorrer do tempo. As pálpebras também sofrem o processo do envelhecimento e começam a “cair” sobre os olhos. Algumas vezes até prejudicando a visão da pessoa. Felizmente, existe solução para “repaginar” o olhar – a blefaroplastia! 

Médica oftalmologista segura em suas mãos um instrumento de avaliação oftalmológica frente ao teste de letras preso na parede.

A importância das consultas oculares para a saúde dos olhos

Sem dúvida, os olhos são órgãos fundamentais para a interação com o mundo ao nosso redor, responsáveis por grande parte da nossa percepção sensorial. Apesar disso, a saúde ocular muitas vezes é negligenciada, com muitas pessoas procurando ajuda apenas quando surgem sintomas ou dificuldades visuais. 

No entanto, consultas regulares com um oftalmologista são essenciais não apenas para tratar problemas de visão, mas também para prevenir condições mais graves e preservar a qualidade de vida.

Agende Sua Consulta!