Envelhecimento das pálpebras

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Com o passar dos anos a área dos olhos vai sofrendo mais alterações e, principalmente a partir dos 40 anos de idade, o envelhecimento das pálpebras começa a acontecer. Não é só a pele que adquire esta flacidez e sim todas as camadas que compõem a região. Quando existe uma flacidez da pele, o paciente tem a sensação de ter uma pele sobrando. Isso quer dizer que essa pele vai aumentando e, com o tempo, vai caindo sobre os cílios, o que dá uma sensação de cansaço e envelhecimento das pálpebras no paciente. 

Em estágios muito avançados de envelhecimento das pálpebras, a flacidez pode alterar até mesmo o campo visual do paciente. Isto faz com que a pálpebra fique mais pesada e que o paciente tenha que forçar a abertura ocular pelo excesso de pele na região. 

O que são bolsas de gordura?

Outro ponto importante, e que também está relacionado ao processo de envelhecimento das pálpebras, são as bolsas de gordura. Com o envelhecimento, as pessoas passam a desenvolver o prolapso de bolsa, que dá uma sensação visual de olhar pesado, lembrando um edema ou um olho inchado quando acordarmos.

As principais queixas dos pacientes com o processo de envelhecimento das pálpebras é o excesso de pele da pálpebra superior e inferior e das bolsas de gordura, ou seja, um relevo projetado que marca a bolsa de gordura. 

Por que as bolsas de gordura aparecem?

Elas não existiam e passaram a existir com a idade ou elas já existem, mas com o passar do tempo elas vão se prolapsando e ficam mais evidentes?

As bolsas de gordura servem como amortecedores do globo ocular, então elas existem desde a infância até a fase adulta. Com o passar dos anos a membrana, que fica na frente destas bolsas de gordura, vai se relaxando e perdendo a força em mantê-las dentro da órbita ocular. Com isso, essas bolsas vão se tornando prolapsadas e marcadas, dando um aspecto de envelhecimento e, principalmente, de olho inchado e de uma face cansada.

Qual a cirurgia indicada para melhorar o envelhecimento das pálpebras? 

A cirurgia indicada, pelo médico Oftalmologista, para correção do excesso de pele nas pálpebras, associada ou não à correção das bolsas de gordura prolapsadas é a Blefaroplastia. 

O processo de envelhecimento das pálpebras acontece desde o processo cutâneo, das bolsas de gordura e alteração do septo orbitário, até  um grande processo de envelhecimento a nível ósseo. Quando comparamos um crânio de uma pessoa acima de 50 anos com o de uma mais jovem, podemos perceber que a área referente ao rebordo orbitário é mais amendoado, sendo mais longo e fechado.

Como a absorção óssea acontece?

Com o passar dos anos,  que acompanha o processo de envelhecimento e a absorção óssea, o rebordo ocular vai ficando mais quadrado e maior. Ou seja, ele literalmente vai ter uma abertura e um aumento deste espaço. O que também leva a uma queda dos tecidos, principalmente dos coxins de gordura da região das maçãs do rosto, aumentando a distância dos cílios e do rebordo orbitário. Isto faz com que o paciente ganhe um aspecto de cansaço por deixar as orelhas mais evidentes e o olho ficar fundo, mesmo com a presença das bolsas.

A importância da consulta médica

Se você estiver notando alguns desses sinais de envelhecimento nos olhos, marque uma avaliação com seu médico para saber qual é o melhor tratamento. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados pré e pós operatórios e, principalmente, quais os procedimentos cirúrgicos são indicados para te ajudar a elevar a sua estima. Mas, lembre-se, é importante aceitarmos o envelhecimento do nosso corpo para termos um corpo e mente ainda mais saudáveis.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. Se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta. 

Cristiane Araujo Bins - Doctoralia.com.br

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Terçol e Calázio

Terçol ou calázio: entenda a diferença entre essas 2 doenças

Desconforto na região dos olhos, uma pequena espinha incômoda na pálpebra, olhos vermelhos. Sintomas bastante comuns no estágio inicial de duas afecções conhecidas pela grande maioria das pessoas e que até hoje gera muita confusão: o terçol e o calázio.

Cuidados com a Blefaroplastia

Cuidados com a Blefaroplastia

A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica ocular indicada para corrigir a flacidez das pálpebras e, durante o procedimento, vai ser removido o excesso de pele e as bolsas de gordura.

Agende Sua Consulta!