As dúvidas mais frequentes sobre a saúde dos olhos

Compartilhe nas Redes:

Conheça as principais dúvidas sobre a saúde dos olhos

Será que ver televisão muito de perto, ou ler em um veículo em movimento realmente faz mal para os nossos olhos? Hoje vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes com relação às atividades que realizamos no cotidiano, e que podem prejudicar a saúde dos olhos.

Ver televisão de perto é prejudicial?

A dúvida mais frequente sobre a saúde dos olhos é com relação a ver TV de perto. Muitas pessoas acreditam que esta ação possa prejudicar a visão, quando na realidade o uso da televisão muito próxima não causa nenhum problema direto ao olho – existem muitos mitos em relação a isso. É muito comum pais levarem seus filhos ao consultório por acreditarem que ele está desenvolvendo algum tipo de Miopia, normalmente a queixa vem do muito tempo na frente de telas de vídeo-game e celulares. Ao realizarmos o teste, é possível ser constatado uma diferença no grau porque o olho já tinha predisposição para o seu desenvolvimento, mas não pelo uso das telas.

Ler com pouca luz faz mal? 

Não prejudica a saúde dos olhos diretamente, mas pode causar um cansaço visual pela ausência de contraste das cores. Esta ação acaba forçando o olho a enxergar em uma condição que não é confortável, gerando um cansaço tanto ocular quanto visual. Mesmo não causando nenhum problema direto ao olho, os sintomas desse esforço podem vir como dores de cabeça e cansaço na visão.

Ler em um veículo em movimento faz mal? 

O ideal é não ler em movimento. O olho tem um sistema de zoom, como a máquina fotográfica, feito com a ajuda de um músculo responsável pelo foco da imagem ser diretamente no centro da visão. É preciso focar a imagem para que o cérebro processe e dê a informação do que ele está vendo.

 

Saiba mais sobre as principais dúvidas com relação a saúde dos olhos e quais atividades do dia a dia podem comprometer a visão.

Quando estamos em movimento começamos a forçar a musculatura responsável por este zoom e, ao invés dele fazer o foco uma vez e mandar a informação, ele vai ficar contraindo a pupila várias vezes para conseguir processar a imagem. Este cansaço muscular pode prejudicar a saúde dos olhos, gerarando dor e visão embaçada, como também pode ser perigoso para pacientes que tenham algum problema de regeneração retiniana periférica – como o descolamento de coróide

Usar o celular no carro em movimento pode prejudicar a visão? 

A imagem do celular normalmente pode ser aumentada, então o foco de imagem não fica tão fino como é no caso da leitura de livros e revistas. Mas existe o mesmo esforço da musculatura e algumas pessoas relatam perceber uma leve tontura ou pequenos jogos de luz depois de muito tempo usando o smartphone. 

Quando usamos o computador por muito tempo é aconselhável dar uma pausa?

Não existe um consenso que fale sobre ter uma hora específica que o uso do computador seja menos prejudicial, principalmente porque hoje em dia estes aparelhos são usados para muitas das nossas atividades diárias. Aliado a isso também podemos mencionar o uso do ar condicionado, outro fator que ajuda a ressecar os olhos. 

Quando ficamos muito tempo em frente às telas, começamos a piscar menos o olho. E este movimento de piscar é necessário para que o filme lacrimal seja formado. Este filme é como uma película protetora que permite uma visão boa à pessoa. Quando os olhos piscam menos, eles quebram o filme lacrimal deixando-o instável ou menos homogêneo. Isso pode causar irritação nos olhos e vermelhidão. 

Fazer intervalos durante o uso prolongado de computadores não resolve o problema, mas o que pode ajudar é agendar uma consulta ao seu oftalmologista para confirmar se a irritação é mesmo pelo uso dos computadores. Esta condição é popularmente conhecida como Olho Seco e, se for diagnosticada, pode ser tratada através de lubrificantes que ajudam na formação do filme lacrimal – e, dessa forma, a visão do paciente estabilizará. 

Oftalmologista em Porto Alegre: Dra. Cristiane Bins

A Dra. Cristiane Bins fez sua formação em Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e três anos de Residência Médica em Oftalmologia, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Fellowship em Plástica Ocular e Vias Lacrimais foi realizado por 2 anos no Hospital de Clínica de Porto Alegre (HCPA/UFRGS).

Se você estiver sentindo algum desconforto visual não hesite em procurar ajuda médica! Você pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, oftalmologista referência em qualidade e atendimento na Zona Sul de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer mais sobre a formação da Dra. Cristiane Bins, suas especialidades e serviços prestados.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher loira com cabelos longos e lisos esfrega os olhos com a mão, demostrando irritação ocular.

Olho seco pós-cirurgia ocular 

Uma das condições oculares bastante comum, para quem acabou de realizar uma cirurgia ocular, é a sensação de estar com os olhos secos. E, certamente, isso acaba  afetando a qualidade de vida e a recuperação do paciente. Muitas vezes, até desperta dúvidas sobre o resultado do procedimento.  

Entretanto, esse sintoma é normal. O olho seco  é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou pela evaporação excessiva das mesmas. Logicamente, isso resulta em desconforto, visão turva e outros sintomas incômodos.

Mulher elegante com pele perfeita e olhos rejuvenescidos por blefaroplastia.

Blefaroplastia! Que tal um olhar repaginado?

Certamente quem passou dos 40 anos começou a observar que a região ocular não ganha apenas rugas e marcas de expressão com o decorrer do tempo. As pálpebras também sofrem o processo do envelhecimento e começam a “cair” sobre os olhos. Algumas vezes até prejudicando a visão da pessoa. Felizmente, existe solução para “repaginar” o olhar – a blefaroplastia! 

Médica oftalmologista segura em suas mãos um instrumento de avaliação oftalmológica frente ao teste de letras preso na parede.

A importância das consultas oculares para a saúde dos olhos

Sem dúvida, os olhos são órgãos fundamentais para a interação com o mundo ao nosso redor, responsáveis por grande parte da nossa percepção sensorial. Apesar disso, a saúde ocular muitas vezes é negligenciada, com muitas pessoas procurando ajuda apenas quando surgem sintomas ou dificuldades visuais. 

No entanto, consultas regulares com um oftalmologista são essenciais não apenas para tratar problemas de visão, mas também para prevenir condições mais graves e preservar a qualidade de vida.

Agende Sua Consulta!