Os perigos da aplicação de toxina botulínica na região dos olhos

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Não é novidade que a região dos olhos é uma parte importante para elevar nossa autoestima. É através dela que esboçamos nossas reações, emoções e a passagem dos anos. 

Atualmente, há diversos procedimentos capazes de amenizar o impacto dos anos na nossa pele. Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, procedimentos de estímulos de colágeno e por aí vai. Porém, com a popularização desses procedimentos, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente com o principal procedimento da atualidade: a toxina.

O surgimento da toxina botulínica

Ao final da década de 60, o oftalmologista estadunidense Alan B. Scott, em suas buscas para um tratamento não cirúrgico do estrabismo, recebeu amostras da toxina botulínica tipo A para testar nos músculos extra-oculares de macacos. Após esse experimento, ele constatou que a toxina era responsável por paralisar momentaneamente o movimento muscular. 

Anos depois, um casal de médicos canadenses, após observar a melhora das linhas de expressões em seus pacientes em tratamento de blefaroespasmos, o uso da toxina se expandiu imediatamente para fins estéticos.

Aplicação da toxina na região dos olhos

Uma das especialidades da oftalmologia é a Plástica Ocular, responsável por corrigir as imperfeições da região das pálpebras e os tecidos em volta dos olhos. Por exemplo, sinais de ptose palpebral, blefaroplastia, remoção de pequenos tumores. 

Entretanto, há uma procura específica por procedimentos não cirúrgicos que envolvem a aplicação da toxina botulínica. Essa é uma boa alternativa pela eficácia e a rapidez no procedimento, reduzindo a necessidade de repouso após a realização de uma cirurgia. Abaixo, listamos alguns procedimentos possíveis com a aplicação da toxina botulínica.

  • No tratamento da Blefaroplastia que são as contrações involuntárias dos músculos da pálpebra;
  • Pode ser uma alternativa para o estrabismo, pois, após aplicação a substância bloqueia o neurotransmissor responsável por levar os sinais elétricos para os músculos.

Em todos casos é sempre recomendado que o procedimento seja realizado com um médico qualificado ou com seu oftalmologista de confiança, para que evite problemas oculares com a aplicação da toxina botulínica.

Os principais problemas causados pela toxina botulínica

Apesar dos benefícios que destacamos neste post, é importante salientar o quanto a aplicação de forma incorreta pode acarretar em danos, que mesmo reversíveis, são perigosos para a estrutura delicada da região dos olhos.

O primeiro ponto a ser destacado é a contraindicação para pacientes que possam haver hipersensibilidade a algum componente da fórmula. Após, é importante o cuidado com pacientes submetidos a blefaroplastia, devido ao alto risco de retração inferior na pálpebra.

É importante, também, avaliar se o paciente faz uso de algum medicamento na região que possa interferir na aplicação da toxina. E, por fim, um dos efeitos mais causados com a aplicação do Botox de forma inapropriada é o desenvolvimento da Ptose Palpebral, que é a queda da pálpebra inferior que pode bloquear a visão do paciente.

Assim, a toxina surgiu como um procedimento eficaz e rápido para diversos problemas, porém é importante escolher um bom profissional, para que evite erros na área mais importante da nossa face. E uma das maiores vantagens de procurar um Plástico Ocular é pelo vasto conhecimento sobre a anatomia da região dos olhos, onde o principal cuidado é preservar as funções oculares.

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Agende Sua Consulta!