Os perigos da blefaroplastia

Compartilhe nas Redes:

Com certeza você já deve ter ouvido falar na Blefaroplastia, certo? Seja nesse blog ou na mídia. 

Desde o início da pandemia e o uso de máscaras, a região dos olhos ficou em maior evidência. E o resultado dessa nova realidade foi o aumento na realização de procedimentos para rejuvenescer a área dos olhos, principalmente a blefaroplastia.

A região dos olhos é o nosso cartão de visita, é onde nossas emoções são transmitidas. Para as mulheres é uma das áreas da face que mais há preocupação a fim de evitar o envelhecimento natural. E é ótimo que haja procedimentos para aumentar nossa autoestima, porém é preciso alertar sobre o perigo da realização desse procedimento, e de quaisquer outros, com profissionais não capacitados para tal. 

Esse post é um alerta para muitas mulheres e homens (que também estão crescendo a busca para rejuvenescer essa região da face).

O que é a Blefaroplastia?
O que é a Blefaroplastia?

O que é Blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia de plástica ocular em que há retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura que ficam nas pálpebras. Muitas vezes a queixa é estética, mas, em alguns casos, ela pode ser funcional.  O excesso de pele acaba atrapalhando o campo de visão do paciente, e esta flacidez da pálpebra pode causar lacrimejamento ou algumas outras queixas.

É realizada uma cirurgia que pode ser indicada para homens e mulheres. A idade varia muito por conta das questões genéticas, ambientais e da qualidade de vida do paciente. Pode ser indicado tanto para pacientes jovens quanto para pacientes mais idosos.

Quais erros podem ocorrer após realizar uma blefaroplastia?

Nos dias atuais, estima-se que houve um aumento de 20% em sequelas provindas de procedimentos mal realizados. E esse é o primeiro ponto a ser destacado é que quando a blefaroplastia é realizada com um profissional sério e capacitado, as chances de ter erros são praticamente nulas. Isto é, o profissional deteve anos de estudos na área da Plástica Ocular e está extremamente capacitado para realiza-la da forma mais perfeita possível. Por isso, sempre ressaltamos a importância de ter um oftalmologista de confiança para consultar.

Após, durante os últimos meses, diversas histórias de erros no procedimento foram divulgadas na mídia. Que listamos abaixo:

  • Retirada excessiva de pele da pálpebra, que acaba prejudicando a função motora de fechar e abrir os olhos;
  • Retirada insuficiente da pele que acaba não trazendo o resultado esperado;
  • Incisões mau posicionadas;
  • Retirada em excesso das bolsas de gordura, trazendo maior profundidade na pálpebra inferior;
  • Retirada insuficiente das bolsas de gordura que acaba não trazendo o resultado esperado.

Além desses pontos destacados, há outros cuidados fundamentais na realização do procedimento. O cuidado para manusear os equipamentos e instrumentos durante a cirurgia, bem como, evitar o ressecamento da córnea durante o procedimento com o auxílio de pomadas oftalmológicas, o controle da hemorragia pois o sangue liberado pode comprimir o nervo óptico podendo causar até cegueira.

Assim, esse é mais um dos pontos que mais ressaltamos quanto a realização de procedimentos que muitas vezes não são complexos, mas exigem cuidado e experiência, pois eles podem causar mais problemas do que a solução que buscava. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!