Entenda tudo sobre a dermatocalaze

Compartilhe nas Redes:

A dermatocalaze é o nome dado para o excesso de pele na região das pálpebras, que geralmente está ligado à criação de bolsas de gordura no local afetado. É um problema que incomoda muitas pessoas, tendo em vista que deixa a aparência com aspecto de cansaço.

Para entender melhor sobre essa alteração, trouxemos este conteúdo abordando suas possíveis causas e tratamentos, para que você saiba tudo sobre a dermatocalaze. 

O que é a dermatocalaze?

A dermatocalaze é o excesso de pele criado na região das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Geralmente, esse problema vem acompanhado com a formação de bolsas de gordura na região afetada.

Esse problema costuma  desagradar bastante, visto que tende a deixar  as pessoas com um aspecto de cansaço. Ademais, casos em que a dermatocalaze está muito excessiva, pode haver problemas na visão, como a redução do campo visual, prejudicando o bem estar do paciente.

Causas da dermatocalaze:

Geralmente, esse excesso de pele acontece devido ao processo de envelhecimento natural das células da pele, diminuindo sua firmeza e fazendo com que os tecidos da pálpebra caiam.

É comum que os sinais desse problema comecem a acontecer a partir dos 40 anos de idade, porém ainda pode acontecer com pessoas mais novas, dependendo das predisposições genéticas.

Como evitar a dermatocalaze:

Por ter o envelhecimento natural como grande fator de risco, é inevitável, porém, manter uma vida com hábitos saudáveis como não fumar, diminuir a ingestão de sal, proteger as pálpebras dos raios solares, podem ser medidas que auxiliam na prevenção do surgimento da dermatocalaze.

O que é cirurgia de dermatocalaze?

A cirurgia de dermatocalaze é um procedimento chamado de Blefaroplastia, que consiste na remoção das peles caídas e das bolsas de gordura, fazendo que retire o aspecto de cansaço das pessoas. 

Quanto mais precoce for feito o procedimento, menores são as chances do surgimento de cicatrizes ou manchas.

O que é xantelasma?

O xantelasma, é o depósito de gorduras, nas pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Esse acúmulo de gorduras na região, pode ser consequência da dermatocalaze.

Além disso, a criação do xantelasma acontece  principalmente em adultos, estando ligado aos altos níveis de colesterol no sangue.

O que fazer para acabar com o xantelasma?

O tratamento do xantelasma é feito principalmente através de uma cirurgia na pele, mas também existem procedimentos que conseguem destruir as moléculas de gordura, como o laser, eletrocoagulação e o uso de ácidos.

A remoção do xantelasma pode deixar pequenas cicatrizes ou marcas, dependendo principalmente do local e do procedimento escolhido para fazer sua remoção.

Por isso, escolha um profissional de confiança para realizar o seu procedimento e minimizar a cicatriz.

Como evitar o xantelasma?

Não existe nenhum tipo de prevenção para o xantelasma, devendo sempre procurar um médico dermatologista para fazer um diagnóstico e tratamento precoce logo após surgir os sintomas.

Além disso, é importante ficar atento aos níveis de colesterol no sangue, a fim de reduzir os riscos do surgimento de novos xantelasmas e também outras doenças relacionadas ao colesterol alto.

Quais são as diferenças entre a dermatocalaze e o xantelasma?

A dermatocalaze é o caimento da pele das pálpebras devido à flacidez e perda da firmeza da pele, enquanto o xantelasma é o surgimento de bolsas de gordura na região das pálpebras.

Geralmente, o xantelasma é uma consequência do surgimento da dermatocalaze. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Tratamento ocular com terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica e seus benefícios no tratamento de doenças oculares

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que combina um medicamento fotossensibilizante, luz e oxigênio para destruir células anormais, como células cancerosas, ou tratar lesões dermatológicas e infecciosas. Esta técnica é utilizada em diversas aplicações na medicina, principalmente na dermatologia e oncologia, mas também em oftalmologia e odontologia.

Diversos dispositivos eletrônicos emitindo luzes coloridas sobre uma mesa branca.

Filtro de luz azul e garantia da saúde ocular

Nos dias atuais, grande parte do nosso tempo é gasto frente às telas, seja de computadores, smartphones ou tablets. Tudo estaria perfeito não fosse o fato de que esse período excessivo de contato com os dispositivos eletrônicos nos expõe constantemente à luz azul por eles emitida . Consequentemente, essa situação tem gerado preocupações sobre a saúde ocular da população. 

Duas meninas usando óculos de grau - conceito de miopia na infância.

Miopia na infância: causas, consequências e prevenção.

Entre os erros refrativos mais comuns está a miopia, também conhecida como “visão curta”. Esta é uma condição ocular em que as pessoas têm dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, embora consigam ver bem os que estão próximos. Na infância, o número de crianças míopes tem aumentado de forma alarmante nas últimas décadas, o que vem preocupando especialistas em saúde ocular. Esse crescimento pode ser explicado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a falta de exposição à luz natural.

Agende Sua Consulta!