Entenda tudo sobre a dermatocalaze

Compartilhe nas Redes:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A dermatocalaze é o nome dado para o excesso de pele na região das pálpebras, que geralmente está ligado à criação de bolsas de gordura no local afetado. É um problema que incomoda muitas pessoas, tendo em vista que deixa a aparência com aspecto de cansaço.

Para entender melhor sobre essa alteração, trouxemos este conteúdo abordando suas possíveis causas e tratamentos, para que você saiba tudo sobre a dermatocalaze. 

O que é a dermatocalaze?

A dermatocalaze é o excesso de pele criado na região das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Geralmente, esse problema vem acompanhado com a formação de bolsas de gordura na região afetada.

Esse problema costuma  desagradar bastante, visto que tende a deixar  as pessoas com um aspecto de cansaço. Ademais, casos em que a dermatocalaze está muito excessiva, pode haver problemas na visão, como a redução do campo visual, prejudicando o bem estar do paciente.

Causas da dermatocalaze:

Geralmente, esse excesso de pele acontece devido ao processo de envelhecimento natural das células da pele, diminuindo sua firmeza e fazendo com que os tecidos da pálpebra caiam.

É comum que os sinais desse problema comecem a acontecer a partir dos 40 anos de idade, porém ainda pode acontecer com pessoas mais novas, dependendo das predisposições genéticas.

Como evitar a dermatocalaze:

Por ter o envelhecimento natural como grande fator de risco, é inevitável, porém, manter uma vida com hábitos saudáveis como não fumar, diminuir a ingestão de sal, proteger as pálpebras dos raios solares, podem ser medidas que auxiliam na prevenção do surgimento da dermatocalaze.

O que é cirurgia de dermatocalaze?

A cirurgia de dermatocalaze é um procedimento chamado de Blefaroplastia, que consiste na remoção das peles caídas e das bolsas de gordura, fazendo que retire o aspecto de cansaço das pessoas. 

Quanto mais precoce for feito o procedimento, menores são as chances do surgimento de cicatrizes ou manchas.

O que é xantelasma?

O xantelasma, é o depósito de gorduras, nas pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Esse acúmulo de gorduras na região, pode ser consequência da dermatocalaze.

Além disso, a criação do xantelasma acontece  principalmente em adultos, estando ligado aos altos níveis de colesterol no sangue.

O que fazer para acabar com o xantelasma?

O tratamento do xantelasma é feito principalmente através de uma cirurgia na pele, mas também existem procedimentos que conseguem destruir as moléculas de gordura, como o laser, eletrocoagulação e o uso de ácidos.

A remoção do xantelasma pode deixar pequenas cicatrizes ou marcas, dependendo principalmente do local e do procedimento escolhido para fazer sua remoção.

Por isso, escolha um profissional de confiança para realizar o seu procedimento e minimizar a cicatriz.

Como evitar o xantelasma?

Não existe nenhum tipo de prevenção para o xantelasma, devendo sempre procurar um médico dermatologista para fazer um diagnóstico e tratamento precoce logo após surgir os sintomas.

Além disso, é importante ficar atento aos níveis de colesterol no sangue, a fim de reduzir os riscos do surgimento de novos xantelasmas e também outras doenças relacionadas ao colesterol alto.

Quais são as diferenças entre a dermatocalaze e o xantelasma?

A dermatocalaze é o caimento da pele das pálpebras devido à flacidez e perda da firmeza da pele, enquanto o xantelasma é o surgimento de bolsas de gordura na região das pálpebras.

Geralmente, o xantelasma é uma consequência do surgimento da dermatocalaze. 

Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!

Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.

Continue se Informando

Veja Mais Novidades:

Mulher madura com cabelos grisalhos, sorrindo, usando óculos e camisa azul , está sentada ao ar livre, com fundo da cidade. conceito de DMRI

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Uma Visão Detalhada.

Entre as doenças oculares relacionadas ao envelhecimento está a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ela é uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas. Esta condição afeta a mácula, uma parte da retina localizada na parte posterior do olho, que é responsável pela visão central e pela capacidade de enxergar detalhes finos. A doença é uma condição crônica e progressiva que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Close-up do rosto de uma mulher madura, morena, com destaque para os olhos castanhos.

De que maneira o glaucoma afeta a mulher? 

Embora o glaucoma seja uma doença ocular que pode afetar os homens, há evidências de que as mulheres são as mais atingidas pela condição. Existem estudos que comprovam diferenças significativas na prevalência, na progressão da doença e nas respostas ao tratamento entre os gêneros masculino e feminino.

Mulheres de diferentes idades e raças sorrindo para a câmera que as fotografa.

Mulher : Desafios e Cuidados Necessários com a Saúde.

Março é o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres, sem esquecermos dos desafios persistentes que ainda enfrentam em todo o mundo, especialmente na área da saúde.

Agende Sua Consulta!