A dermatocalaze é o nome dado para o excesso de pele na região das pálpebras, que geralmente está ligado à criação de bolsas de gordura no local afetado. É um problema que incomoda muitas pessoas, tendo em vista que deixa a aparência com aspecto de cansaço.
Para entender melhor sobre essa alteração, trouxemos este conteúdo abordando suas possíveis causas e tratamentos, para que você saiba tudo sobre a dermatocalaze.
O que é a dermatocalaze?
A dermatocalaze é o excesso de pele criado na região das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Geralmente, esse problema vem acompanhado com a formação de bolsas de gordura na região afetada.
Esse problema costuma desagradar bastante, visto que tende a deixar as pessoas com um aspecto de cansaço. Ademais, casos em que a dermatocalaze está muito excessiva, pode haver problemas na visão, como a redução do campo visual, prejudicando o bem estar do paciente.
Causas da dermatocalaze:
Geralmente, esse excesso de pele acontece devido ao processo de envelhecimento natural das células da pele, diminuindo sua firmeza e fazendo com que os tecidos da pálpebra caiam.
É comum que os sinais desse problema comecem a acontecer a partir dos 40 anos de idade, porém ainda pode acontecer com pessoas mais novas, dependendo das predisposições genéticas.
Como evitar a dermatocalaze:
Por ter o envelhecimento natural como grande fator de risco, é inevitável, porém, manter uma vida com hábitos saudáveis como não fumar, diminuir a ingestão de sal, proteger as pálpebras dos raios solares, podem ser medidas que auxiliam na prevenção do surgimento da dermatocalaze.
O que é cirurgia de dermatocalaze?
A cirurgia de dermatocalaze é um procedimento chamado de Blefaroplastia, que consiste na remoção das peles caídas e das bolsas de gordura, fazendo que retire o aspecto de cansaço das pessoas.
Quanto mais precoce for feito o procedimento, menores são as chances do surgimento de cicatrizes ou manchas.
O que é xantelasma?
O xantelasma, é o depósito de gorduras, nas pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. Esse acúmulo de gorduras na região, pode ser consequência da dermatocalaze.
Além disso, a criação do xantelasma acontece principalmente em adultos, estando ligado aos altos níveis de colesterol no sangue.
O que fazer para acabar com o xantelasma?
O tratamento do xantelasma é feito principalmente através de uma cirurgia na pele, mas também existem procedimentos que conseguem destruir as moléculas de gordura, como o laser, eletrocoagulação e o uso de ácidos.
A remoção do xantelasma pode deixar pequenas cicatrizes ou marcas, dependendo principalmente do local e do procedimento escolhido para fazer sua remoção.
Por isso, escolha um profissional de confiança para realizar o seu procedimento e minimizar a cicatriz.
Como evitar o xantelasma?
Não existe nenhum tipo de prevenção para o xantelasma, devendo sempre procurar um médico dermatologista para fazer um diagnóstico e tratamento precoce logo após surgir os sintomas.
Além disso, é importante ficar atento aos níveis de colesterol no sangue, a fim de reduzir os riscos do surgimento de novos xantelasmas e também outras doenças relacionadas ao colesterol alto.
Quais são as diferenças entre a dermatocalaze e o xantelasma?
A dermatocalaze é o caimento da pele das pálpebras devido à flacidez e perda da firmeza da pele, enquanto o xantelasma é o surgimento de bolsas de gordura na região das pálpebras.
Geralmente, o xantelasma é uma consequência do surgimento da dermatocalaze.
Dra. Cristiane Bins: a sua referência de Oftalmologia em Porto Alegre!
Sempre que você tiver dúvidas sobre a sua visão ou se aparecer alguma alteração visual, como manchas, sensibilidade à luz ou baixa visão repentina, é importante que você procure o seu médico oftalmologista. A Dra. Cristiane Bins é Oftalmologista e Especialista em Cirurgia Plástica Ocular e, se estiver na Zona Sul de Porto Alegre, pode contar com os serviços da Dra. Cristiane Bins, a sua nova referência em Oftalmologia! Clique aqui para marcar uma consulta.